Newsletter #53: Vaza disco "perdido" de Tobias Forge
"Passiflora" mostra ideias cruas e uma voz bem mais suave do músico
🤘🏻 Esta newsletter é escrita e editada por André Pase e Thiago Zuma, divagadores do podcast, com um pouco do que agitou o mundo da música, futebol e derivados ou não nos últimos dias. Assim como no programa, o planejamento visa sempre apresentar um jogo simples e direto, mas a gente é prolixo e às vezes exagera na troca de passes e chuta torto mesmo. 💀
Assine a newsletter e receba as atualizações semanais em seu e-mail. Se você já assina, encaminhe o e-mail para um amigo - é uma boa forma de você testar se não caiu na caixa de spam dos outros :)
🎧 PODCAST SOLADA - Episódio #64 🎧
Neste episódio do Solada discutimos “Back to the Beginning”, o último show (assim dizem) do Black Sabbath. Comentamos quem foi chamado, quem ficou de fora (abraços, Mustaine) e especulamos o que seria divertido de ver nesta festa danada do metal. Ouça no Spotify, Apple Podcasts ou veja pelo YouTube.
👻 FLOR DO MAL DESABROCHOU NUM FANTSMA 😳
Essa semana fechamos o episódio do Solada comentando sobre o que fará Tobias Forge com o vindouro Papa V Perpetua. Acabou que uma notícia interessante veio de uma forma inesperada - e não muito legal no sentido jurídico.
“Passiflora”, o disco solo de Tobias Forge, surgiu na Internet na última quinta-feira, 13. Esse é um disco mais voltado para o indie-rock, bem na linha do que Forge fazia com outros amigos no Magna Carta Cartel - cujo Goodmorning Restrained foi lançado oficialmente.
Além da curiosidade, o que torna esse disco mais interessante é que alguém pagou US$ $5,434 por uma das poucas cópias existentes no ano passado. Duas músicas já tinham ido para as redes, mas agora alguém subiu todo o CD-R, multiplicado em diversas versões no YouTube.
Vazamentos de discos sempre são um problema. Se por um lado o System of a Down enfrentou alguns perrengues que resultaram em uma versão totalmente simples para “Steal this Album!” (2002), ir para as redes ajudou Fiona Apple com “Extraordinary Machines” (2005) e apressou o lançamento do primeiro disco do Audioslave (2002). Quem é velho na Internet lembra das MP3 com o nome Civillian Project.
🎩 CARTOLAS EM AÇÃO 🤑
O Rock and Roll Hall of Fame divulgou a lista de artistas que podem ir para a turma de 2025. Como falamos ano passado, a própria organização divulga uma lista e agora seus 1,2 mil eleitores votantes definem 8 nomes:
Bad Company
The Black Crowes
Mariah Carey
Chubby Checker
Joe Cocker
Billy Idol
Joy Division/New Order
Cyndi Lauper
Maná
Oasis
Outkast
Phish
Soundgarden
The White Stripes
Essa lista sempre parece ser elaborada por um certo jogador famoso pelos rolês aleatórios, dada a dissonância entre o estilo e os indicados. Mais uma vez, o Iron Maiden e o metal em si acabam fora da jogada.
Ok, exageramos porque precisávamos de um destaque na abertura, mas falamos isso pois esse é o ano da banda e seria interessante. Parece que a ficha do hype da vez ficou com o Oasis mesmo.
Aqui no Solada normalmente torceríamos por Chubby Checker, lenda, e por Maná, para dar um tempero latino ao “panteão”. Porém, vamos lembrar que a cerimônia deve ser em outubro, então podemos ter Mariah Carey desenterrando seu meme de Natal algumas semanas antes.
⌚ MINUTO DE SILÊNCIO ⚰
Poderíamos estar lamentando a morte de Vince Neil, mas, no jatinho do vocalista do Mötley Crüe que acabou batendo com um avião estacionado na pista de pouso na última segunda-feira estavam apenas sua namorada, uma amiga e alguns cachorros, além do piloto, este a única vítima fatal do acidente no aeroporto de Scottsdale, no Arizona, Estados Unidos.
👀 OLHO NO LANCE… 📽
Vai começar a ser filmada em maio “Wind of Change”, incursão dos alemães do Scorpions no mundo das biopics. Ao canal Scorpions Brazil, Klaus Meine disse não ter ideia de quando deve sair, mas espera que seja ainda este ano. Veja a entrevista na íntegra:
Parece estatística de NFL, mas tá valendo: “Becoming Led Zeppelin”, que não é biopic e sim um documentário mesmo da clássica banda britânica, foi lançado nos Estados Unidos semana passada e teve a “Maior Bilheteria da História” em “fim de semana de estreia de um lançamento musical exclusivo do IMAX".
Aos poucos, a Paramout+ vai virando um streaming com força nas atrações musicais. “Tom Petty: Heartbreakers Beach Party”, documentário feito para a MTV em 1983 por um jovem Cameron Crowe chega ao streaming lá fora no dia 11 de março.
⚽ A BOLA ROLA 🏃♂️
No embalo do anúncio do anúncio de seu tributo em vida e do sucesso do disco "The Morrison Project" (2024), Ozzy Osbourne e o guitarrista Billy Morrison lançaram uma versão regravada da música “Gods of Rock’n’Roll”, originalmente presente no disco "God Shaped Hole", lançado pelo músico em 2015.
Se não tinha acontecido antes, demorou pra rolar: Peter Murphy, lendário fundador do icônico Bauhaus, lançou a música “Swoon”, com participação de Trent Reznor. A faixa é parte de “Silver Shade”, disco que o músico inglês lançará em 09/05.
No ano que se comemora o vigésimo aniversário de seu clássico “The Fire in Our Throats Will Beckon the Thaw”, o grupo de post-metal instrumental de Chicago Pelican saiu do hiato de seis anos e anunciou um disco novo, “Flickering Resonance”, para 16/05. A primeira música, "Cascading Crescent", saiu essa semana:
Com disco novo agendado para sair no mês que vem (“Goldstar”, 21/03), o Imperial Triumphant soltou uma nova música, “Pleasuredome", com participação apenas de Dave Lombardo e Tomas Haake. É tanto baterista que coube até um sambinha no meio:
Prestes a lançar disco, em 28/02, e a desembarcar no Brasil como uma das principais atrações do Bangers Open Air (04/05), o Avantasia soltou mais uma faixa de "Here Be Dragons", “The Witch”, com participação do vocalista do Kamelot Tommy Karevik.
O Lacuna Coil, um dos destaques do então Summer Breeze no ano passado, lançou nesta sexta o disco Sleepless Empire. Para marcar o lançamento do seu décimo disco, a banda publicou o clipe de “I Wish You Were Dead”.
⚽ VAI ROLAR NO BRASIL 🎵
Falamos em alguma edição passada desta newsletter que o Best of Blues and Rock havia adicionado um segundo fim de semana à edição de 2025 do festival. Eis que a organização não tava só de sacanagem e confirmou Alice Cooper (14/06) e Deep Purple (15/06) para comandar a festa no Parque Ibirapuera. Ingressos já à venda.
Um foi pouco, dois tava bom, três vai ser demais? O System of a Down esnobou do ditado e confirmou um terceiro show em São Paulo para 14/05. Se as datas anteriores, com ingressos já esgotados, acontecerão no Allianz Parque em 10/05 e 11/05, a nova data será no Autódromo de Interlagos, com abertura do AFI e Ego Kill Talent. Até o fechamento desta edição, ainda havia entradas disponíveis. O grupo norte-americano ainda se apresentará no país em Curitiba (06/05, no estádio Couto Pereira) e Rio de Janeiro (08/05, no Engenhão, ou estádio Nilton Santos, como prefiram) - ambos também já esgotados.
Finalmente temos a confirmação do show do Helmet por aqui. A tour dos 30 anos do disco “Betty” passa por aqui no dia 30 de abril em São Paulo. A abertura é da debrix.
Aparentemente, o baixista Felipe Andreoli vai se manter ocupado durante o prometido hiato do Angra. Depois de formar um projeto cover “estrelado”, na medida do possível, também foi anunciado um show em São Paulo do Karma, sua banda anterior ao lado de Thiago Bianchi (Noturnall). A apresentação, que incluirá quase todos os músicos que gravaram os dois discos do grupo no início deste século, será no Manifesto Bar em 01/05.
Mal chegamos em 2025 e já temos shows para 2026. O Overload Beer Fest divulgou a sua nova data, 21 de fevereiro de 2026 (repetimos para ninguém ler e achar que é na semana que vem). A atração principal será o Obituary, lenda do death metal.
⚽ VAI ROLAR LÁ FORA 🎵
Já que começamos falando de metal mais uma vez deixado de lado no Rock ‘n’ Roll Hall of Fame, encerramos aqui conjecturando se o Metallica vai ser esnobado para o show de intervalo de mais um Super Bowl a ser realizado na sua querida San Francisco no ano que vem. Está na hora de voltar um pouco para o rock neste palco.
🤢 NÃO VAI ROLAR LÁ FORA 💩
O show de Brian Adams em Perth, na Australia, foi cancelado por um motivo inusitado. Horas antes da apresentação programada para o domingo passado, dia 9, uma bola de gordura e outras sujeiras trancou o esgoto perto do local do show e poderia transbordar.
⚽ DO PESCOÇO PRA BAIXO É CANELA 🥾
Pitaco futebolístico de André Pase: depois de uma semana que uma bet “se adonou” da camisa do Grêmio e do co-irmão, só falta agora uma parceria com o Duolingo na legião estrangeira que virou o time.
Pitaco futebolístico de Thiago Zuma: Pelo menos, nenhuma surpresa até agora no Campeonato Paulista. Defesa segue insegura, mas do meio pra frente o time parece ter consciência do que faz. Mas, semana que vem, o ano efetivamente começa na Pré-Libertadores e a folga no regional permitirá foco total nessa primeira eliminatória.
🎵 CADA ENXADADA, UMA MINHOCA 🐛
Sugestão de André Pase: o Dia dos Namorados gringo foi ontem, mas não é problema nenhum voltar para a indicação de trilha dada por Mike Patton, “Jean Claude Vannier et son orchestre de mandolines”. Disco novo do seu parceiro de “Corpse Flower”, o som dos mandolins é uma boa fuga do metal. E bem que o sr Patton poderia lançar um novo Mondo Cane uma hora dessas…
Sugestão de Thiago Zuma: Semana com dois dos meus lançamentos mais esperados de 2025. Na ala metálica do cérebro, finalmente saiu “Saddiction”, o sucessor do discaço “A Loner” (2022), do Hangman’s Chair - prestando atenção em “Post Apocalyptic Depression”, do Mantar. Na ala indie, que vem me chamando muito mais a atenção este ano, foi lançado “Critical Thinking”, novo do lendário Manic Street Preachers - e também de olho (ou ouvido?) em “Horror”, do Bartees Strange.
⚽ Ficamos por aqui nessa edição da newsletter. Obrigado pela leitura e pela atenção. Enquanto isso, siga-nos no Spotify, Apple Podcasts, Youtube e Instagram. Você pode tirar satisfações quase pessoalmente no Bluesky com o Thiago Zuma e com o André Pase. Não deixem de assinar a newsletter e o programa no seu tocador favorito!🎵