Newsletter #65: O Papa é Pop
Disco novo do Ghost chega ao primeiro lugar da Billboard. Tobias Forge não poupa ninguém.
🤘🏻 Esta newsletter é escrita e editada por André Pase e Thiago Zuma, divagadores do podcast, com um pouco do que agitou o mundo da música, futebol e derivados ou não nos últimos dias. Assim como no programa, o planejamento era de um jogo simples e direto, mas a gente é prolixo e às vezes exagera na troca de passes e chuta torto mesmo. 💀
Assine a newsletter e receba as atualizações semanais em seu e-mail. Se você já assina, encaminhe o e-mail para um amigo - é uma boa forma de você testar se não caiu na caixa de spam dos outros :)
🎧 PODCAST SOLADA - Episódio #75 🎧
Depois da maratona de shows de abril, analisamos os três dias de Bangers Open Air. Como no ano passado, pensamos o que continuou funcionando - e bem - ou não, além de especular um pouco sobre o porquê do som ruim em alguns shows e lamentamos como isso prejudicou o Armored Saint.
Ouça no Spotify, Apple Podcasts ou veja pelo YouTube.
👻 RECORDE DE PÚBLICO 💸
Essa foi a semana dos papas, definitivamente. Na mesma semana do conclave (um bom filme), seu Tobias Forge já colheu um fruto de “Skeletá”. O disco recém saiu e já chegou ao primeiro lugar da Billboard norte-americana - e isso que divide opiniões
Ok, essa é uma marca muito mais pra quem tem a nossa idade e para a própria banda em si, uma espécie de chancela que a empreitada deu certo - como se precisasse depois de uma tour que vem lotando ginásios. É como a questão do Grammy, que vira e mexe comentamos aqui. Neste caso, Papa Perpetua e sua turma chegaram ao topo da Billboard 200, que lista os 200 principais discos da semana.
A façanha tem dois tons que deixam isso mais interessante. A última banda que rompeu bolhas e colocou o metal no topo foi o AC/DC com seu “Power Up” no final de 2020. Faz um tempinho mesmo.
A outra questão é que o número é resultado das vendas de discos físicos. Segura que tem um cálculo.
A Billboard contou 86 mil cópias “vendidas” no mercado gringo, somando compras físicas, mas também analisa vendas digitais e também considera streamings. O que importa são as vendas de 77 mil CDs e LPs, com mais de 44 mil vinis vendidos. Lembrando que são várias versões da mesma obra: 15 bolachões, três CDs e quatro cassetes.
Ainda no mundo do vinil, é a terceira maior marca de vendas de um disco de rock na semana do lançamento, perdendo para “One More Time…” do blink-182 com 49 mil cópias em 2023 e “The Record” do boygenius com 45 mil em 2023. Em plena era do streaming, o álbum é muito mais um objeto, mas é preciso saber vender isso.
A Billboard fez uma longa matéria sobre o assunto e vale a lida para quem curte a banda.
É interessante ver como o “gimmick rock” voltou no mundo das redes sociais, a ideia de banda que tem um artifício de vendas, um aspecto usado para chamar a atenção, mas que na música pensamos como uma produtização de fato. Não é novo, todos são filhotes daquela banda que diz que vai parar mas não consegue e tivemos um leve “momento” no auge da MTV com GWAR e Green Jellÿ com isso, mas foi bem ajeitado pelo Ghost para o momento das redes sociais e da música volátil. Semanas atrás comentamos aqui sobre plataformizar a música, o que talvez seja a fronteira final no Excel de sir Forge.
(Apenas lembrando que Danny Carey tocou bateria no Green Jellÿ. Little pig, little pig, let me in!)
Voltando ao Ghost, a banda comemorou com um post no Instagram mostrando uma placa colocada na lendária casa noturna Whisky a Go Go, em West Hollywood. É interessante esse carinho da banda pelo lugar, mistura de marketing com saudade do que não foi vivido nos anos 80.
Em tempo, a parada brasileira é liderada por Diego e Victor Hugo com “Tubarões”.
🎩 CARTOLAS EM AÇÃO 🤑
Já que falamos de religião antes, a estátua de Lemmy Kilmister foi inaugurada na cidade inglesa de Stoke-on-Trent nessa sexta, dia 9.
Ainda nessa semana, o espólio da banda lançou a primeira música de “The Manticore Tapes”, álbum gravado em 1976 pela formação clássica e então descartado. O lançamento está previsto para 27/06, mas você já pode ouvir a versão de “Motörhead” que estará no disco.
🚑 BOLETIM DO DEPARTAMENTO MÉDICO 🏥
Com problema estomacal, Fernanda Lira, baixista e vocalista da Crypta, foi hospitalizada e não pôde participar do show da banda em Audincourt, na França, na última quarta-feira (07/05). Na emergência, a banda brasileira se apresentou como um trio instrumental. Ela se recupera bem e já está de volta à ativa.
Brad Arnold, vocalista do 3 Doors Down, revelou ter sido diagnosticado com câncer nos rins em estágio 4. O estágio avançado da doença causou o cancelamento dos próximos shows de sua banda.
O Alice in Chains deveria ter voltado aos palcos na última quinta-feira (08/05), mas a apresentação teve de ser cancelada de última hora por uma emergência médica com o baterista Sean Kinney. Não há risco de vida, confirmou a banda em comunicado, mas a pequena turnê - seis datas, terminando na próxima sexta - acabou cancelada na íntegra.
📢 SOLADA INFORMA: SUBSTITUIÇÃO NA BANDA 🎏
O Mastodon não anunciou, mas trocou de guitarrista interino para o lugar de Brent Hinds, que deixou a banda em março. O canadense Nick Johnston se apresentou na última quinta-feira (08/05) em Chesterfield, Missouri - o grupo tem turnê agendada até o início de junho -, e deve ficar no posto ocupado pelo youtuber Ben Eller, com quem tocou no festival do Tool. Até o fechamento desta edição, não houve confirmação oficial. Se bobear estamos vendo os testes para o novo posto ao longo da tour.
🎓 PLANTÂO DO STJD ⚖
Jake Holmes processou mais uma vez Jimmy Page, dessa vez sobre violação de seus direitos autorais sobre música “Dazed and Confused”, utilizada no documentário "Becoming Led Zeppelin" - o estúdio responsável pela produção Sony Pictures também é réu na ação. Um processo similar já havia acontecido em 2010, que se encerrou num acordo não publicizado em 2012, mas desde então Holmes foi creditado como coautor da faixa do primeiro disco da banda britânica.
⚽ A BOLA ROLA 🏃♂️
Quem é vivo sempre aparece. Zé Pereira, vulgo Joe Perry, não quis pendurar as chuteiras com o fim do Aerosmith e montou uma superbanda para reativar seu Joe Perry Project com a ajuda do parça na ex-banda Brad Whitford nas guitarras, além do tecladista de apoio de turnê Buck Johnson. No baixo e bateria, Robert DeLeo e Eric Kretz, respectivamente, do Stone Temple Pilots. E o vocalista é ninguém menos do que Chris Robinson (The Black Crowes). Ou seja, aproveitou o momento ruim para renovar de vez o time.
Os suecos do Katatonia soltaram o segundo single de seu próximo disco, “Nightmares As Extensions Of The Waking State”, com lançamento marcado para 06/06. Confira o vídeo para “Temporal”:
Outro que soltou single novo essa semana foi o Sodom, que lança “The Arsonist” em 27/06. “Witchhunter” é o nome da pedrada:
Com disco novo prestes a ser lançado na semana que vem, o Kadavar soltou um vídeo para “Scar On My Guitar”, o quarto single de "I Just Want To Be A Sound":
Chuck Schuldiner é outro cuja morte é um empecilho para um disco novo do Death, mas nem parece quando você ouve a música nova do Gruesome, “Silent Echoes”, que dá nome ao disco a ser lançado em 06/06:
Seguindo nas catacumbas, o Viper resolveu dar um up na sonoridade de “Tem pra Todo Mundo”, polêmico disco cantado em português, lançado em 1996. Nessa sexta-feira, foi disponibilizada a versão ligeiramente regravada de “Dinheiro”, com participação vocal de Dado Villa Lobos, da Legião Urbana.
Voltando ao mundo dos vivos, o Primus soltou a primeira música com o baterista John Hoffman. "Little Lord Fentanyl" conta ainda com os vocais de Maynard James Keenan, do Tool:
Depois da promessa, finalmente temos a primeira música do projeto SATCHVAI, que reúne Joe Satriani e Steve Vai em uma banda, formada ainda pelo guitarrista Pete Thorn, Marco Mendoza no baixo e Kenny Aronoff na bateria. O pontapé inicial é “I Wanna Play My Guitar”, que conta com a luxuosa participação de Glenn Hughes nos vocais.
E para terminar a seção com farofa sueca, o Nestor soltou “In The Name Of Rock’n’Roll”, nome tão criativo quanto a música, que deve integrar o próximo disco da banda, ainda sem maiores detalhes.
⚽ VAI ROLAR NO BRASIL 🎵
Ok, ainda mal nos recuperamos da edição do fim de semana passado, e o Bangers já confirmou quando vai rolar no ano que vem: 25/04 e 26/04, sábado e domingo, no mesmo Memorial da América Latina. O evento terá uma “pre-party” na véspera, 24/04, em outro local, sem maiores detalhes revelados ainda. Os blind tickets já estão à venda por R$1240, sem taxas de (in)conveniência e com opções de parcelamento em até 6x sem juros.
Voltando ao mundo brutal, duas turnês vão rolar pelo Brasil juntando bandas brasileiras de peso a gringos de alto nível:
Agora em junho, o imparável Nervochaos se junta ao gigante Immolation para uma extensa turnê, que passa por Fortaleza (05/06, Hard Noise), Natal (06/06, Red Dog Pub), Recife (07/06, Estelita), Salvador (08/06, Green House), Goiânia (11/06, De Leon), Uberlândia (12/06, Rei da Sinuca), Belo Horizonte (13/06, Caverna), Ribeirão Preto (14/06, Toca do Jack) e, ufa, São Paulo (15/06, Hangar 110). Ainda não há informações sobre a venda de ingressos.
Já Krisiun e Malevolent Creation se juntam no final de setembro para shows em Curitiba (19/09, Stage Garden), Florianópolis (20/09, Célula Showcase), Porto Alegre (21/09, Opinião), Belo Horizonte (02/10, Mister Rock), São Paulo (03/10, City Lights) e Limeira (04/10 Mirage Eventos). Na semana entre os shows no Sul e Sudeste, a banda americana se apresentará sozinha em Recife (26/09, Estelita), Fortaleza (27/09, Ópera) e Belém (28/09, Studio Pub). Ingressos já à venda.
Seguindo no metal extremo, a banda alemã Kanonenfieber, criação da mente única de um cidadão que responde sob a alcunha de “Noise”, traz seu death/black melódico calcado exclusivamente em temas da Primeira Guerra Mundial a São Paulo, dia 07/12, no Carioca Club.
A Dark Dimensions confirmou a remarcação do show do Corrosion of Comformity, que deveria rolar em setembro, para 17/01/26 (sábado), na mesma Burning House, em São Paulo.
Reduzindo bastante o peso, a banda alemã de metal sinfônico Xandria anunciou duas datas no Brasil: dia 11/10 em Brasília (Toinha Brasil) e 12/10 em São Paulo (Jai Club).
Depois de três anos, a banda de pós-punk bielorrussa Molchat Doma retorna ao Brasil para show único em São Paulo, no Tokio Marine Hall, em 15/11.
Mantendo na seara gótica, The 69 Eyes vai se apresentar em São Paulo, 30/08, como parte de uma turnê pela América Latina, que ainda carece de maiores detalhes.
Encerrando com show indie: o Supergrass passa por São Paulo na turnê de celebração dos 30 anos de seu disco de estreia, “I Should Coco”, tocando-o na íntegra. O show será 31/08 no Terra SP.
⚽ VAI ROLAR LÁ FORA 🌍
Parece que é sério: The Who anunciou uma turnê de despedida nos Estados Unidos. “The Song Is Over North America Farewell Tour” começa em agosto, na Flórida, e tem previsão de se encerrar dia 28/09, em Las Vegas.
Depois de mandar bem no Bangers (que novidade…), o Black Pantera anunciou a sua participação no Hellfest francês. Vira e mexe comentamos, é um dos principais festivais de metal no mundo hoje. Golaço, golaço.
⚽ DO PESCOÇO PRA BAIXO É CANELA 🥾
Pitaco futebolístico de André Pase: Depois de anos, voltei para a Arena e ainda não acredito que vi Jemerson e Edenílson jogando. Este Grêmio vai demorar para engrenar e será preciso paciência, mas muita paciência até atingir os milagrosos 45 pontos.
Pitaco futebolístico de Thiago Zuma: A eliminação virtual na Sul-Americana pode ser um daqueles males que vêm para o bem. Mas Dorival precisa fazer o time melhorar muito se quiser sonhar com algo além de não fugir do rebaixamento em 2025.
🎵 CADA ENXADADA, UMA MINHOCA 🐛
Sugestão de André Pase: essa é uma “não recomendação”. A Panini reeditou “Elektra Vive”, graphic novel da sedutora ninja da Marvel produzida pelo casal Frank Miller e Lynn Varley, no formato americano. Até aí tudo bem, só 1/4 de cada página acaba em branco na adaptação do formatão original. Ok, a arte foi respeitada, mas fica difícil de ler e dá uma sensação de desperdício de espaço - e de papel também. Acabei comprando a outra versão depois.
Sugestão de Thiago Zuma: Tem disco novo do Behemoth, pra quem for de Behemoth, assim como o do Sleep Token. O EP novo do Candlemass também saiu, mas chamou a atenção o disco da banda espanhola de death/doom atmosférico e épico Jade, que veio como recomendada para órfãos do Morbus Chron. E mais cedo essa semana foi lançado o split do Facada com o Rot, “Em Sincronia com o Fim do Mundo”, título bem sugestivo do som.
⚽ Ficamos por aqui nessa edição da newsletter. Obrigado pela leitura e pela atenção. Enquanto isso, siga-nos no Spotify, Apple Podcasts, Youtube e Instagram. Você pode tirar satisfações quase pessoalmente no Bluesky com o Thiago Zuma e com o André Pase. Não deixem de assinar a newsletter e o programa no seu tocador favorito!🎵
Ghost aguado topando a billboard. Essa foi inesperada...