Newsletter #67: Um mundo em imagens
Como tributo ao genial fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, falecido nessa semana, elencamos livros de imagens icônicas da música pesada
🤘🏻 Esta newsletter é escrita e editada por André Pase e Thiago Zuma, divagadores do podcast, com um pouco do que agitou o mundo da música, futebol e derivados ou não nos últimos dias. Assim como no programa, o planejamento era de um jogo simples e direto, mas a gente é prolixo e às vezes exagera na troca de passes e chuta torto mesmo. 💀
Assine a newsletter e receba as atualizações semanais em seu e-mail. Se você já assina, encaminhe o e-mail para um amigo - é uma boa forma de você testar se não caiu na caixa de spam dos outros :)
🎧 PODCAST SOLADA - Episódio #77 🎧
Em 1995, duas bandas importantes para o hard rock enfrentavam mudanças no cenário e resolveram procurar caminhos diferentes. Colocamos o Skid Row e seu “Subhuman Race” contra “Waiting for the Punchline” do Extreme em um duelo para ver qual destas duas farofas com uva deu menos azia. Ouça no Spotify, Apple Podcasts ou veja pelo YouTube.
📸 ÁLBUM DE FIGURINHAS DO CAMPEONATO🤘
Nesta sexta-feira, faleceu aos 81 anos Sebastião Salgado, o fotojornalista brasileiro dos mais respeitados do mundo, em decorrência de um distúrbio sanguíneo causado por malária, contraída na Indonésia. É um daqueles momentos que são tristes por várias camadas. Além de perder uma vida, vai um brasileiro que inspirava outros brasileiros. Além da fotografia, tinha um trabalho muito interessante com o Instituto Terra, recuperando matas consumidas pelo progresso desmedido.
Como homenagem ao gênio, elencamos alguns fotógrafos que têm livros lançados com imagens icônicas da história da música pesada.
Ross Halfin talvez seja o mais renomado dos fotógrafos ainda na ativa, o britânico segue viajando o mundo com bandas consagradas. Apesar de ter começado nos anos 70 na revista Sounds registrando o cenário caótico do punk, foi no hard rock e no metal que ele teve maior projeção. Tem uma porrada de livros lançados lá fora sobre Van Halen, Metallica (até um só sobre o Black Album), Led Zeppelin. Pensa numa banda e lá está ele. Obviamente, ele é parte essencial em “Infinite Dreams”, a “história visual oficial” do Iron Maiden, que sai esse ano no Brasil pelas Belas Letras.
Mark Weiss, norte-americano nascido em New Jersey, é tido como quem apresentou o canadense Sebastian Bach ao Skid Row, e Zakk Wylde a Ozzy Osbourne. Além de “casamenteiro”, ele foi responsável pelas fotos icônicas nas capas de discos do Twisted Sister, Bon Jovi, W.A.S.P., tendo sido o profissional preferido da cena farofeira oitentista. Um livro de suas fotos foi lançado no Brasil, “A Década do Rock”, pelas Belas Letras.
Peter Beste, no início dos anos 2000, resolveu botar uma câmera na mochila e se mandar dos Estados Unidos para a Noruega. Lá, ele ficou anos registrando cena escandinava de black metal e acabou responsável por algumas imagens icônicas do pessoal maquiado de urso panda. Tudo isso foi reunido no livro de 2008 “True Norwegian Black Metal”, editado por Johan Kugelberg. Como se não fosse suficiente, a colaboração também gerou “Defenders of the Faith”, uma compilação de fotos das inestimáveis jaquetas de patches.
Harald Oimoen e Brian Lew podem não ter nomes assim tão consagrados, mas lançaram “Murder in the Front Row”, o livro definitivo com imagens da balbúrdia que a molecada fazia na Bay Area de San Francisco no surgimento do thrash metal.
Ester Segarra se transformou num nome de referência no underground metálico nas últimas décadas ao trabalhar em revistas de metal Terrorizer e Decibel. Alguns de seus registros foram lançados no livro “Ars Umbra”.
Saindo um pouco do metal, vale lembrar de Mick Rock e o seu trabalho retratando e construindo ao mesmo tempo a música nos anos 70, inclusive ajudando a moldar a imagem de um certo Ziggy Stardust. O livro “Shot by Rock” faz um bom apanhado da obra do inglês.
Do outro lado do Atlântico, Bob Gruen captou muito bem a cena roqueira norte-americana. Famoso com fotos como a de John Lennon em Nova York, que renderam uma exposição exibida por aqui anos atrás, poucos lembram que é dele a foto da capa de “Dressed to Kill”, do Kiss. “Rockers” é praticamente uma coleção daquelas imagens que você já viu e não lembrava que era da mesma pessoa, enquanto “Right Place, Right Time: The Life of a Rock & Roll Photographer” é a versão dele da sua carreira.
⌚ MINUTO DE SILÊNCIO ⚰
O ex-baterista do The Devil Wears Prada, Daniel Williams (39 anos), morreu em acidente aéreo ocorrido na última-quinta (22/05). Membro fundador, ele deixou o grupo em 2016 para se tornar arquiteto de software. No mesmo avião, que caiu quando tentava pousar em San Diego (EUA), também faleceu Dave Shapiro (42 anos), agente de talentos e proprietário da agência Sound Talent Group (STG).
🎩 CARTOLAS EM AÇÃO 🤑
Primeiro foi o Ghost, agora foi o Sleep Token conseguiu o primeiro lugar na parada geral de discos da Billboard com seu novo trabalho, “Even In Arcadia”. Em seu primeiro álbum lançado por uma gravadora grande, o grupo inglês de anônimos inclusive superou o recorde de vendas de vinil de uma banda de rock pesada na semana de lançamento do Ghost - 47 mil unidades, 3 mil a mais do que “Skeletá” havia vendido. O lançamento também teve o melhor desempenho semanal de todos os tempos para uma banda do estilo nas plataformas de streaming. Será 2025, o ano do gimmick rock?
📢 SOLADA INFORMA: SUBSTITUIÇÃO NA BANDA 🎏
Lembra da treta do Zak Starley com The Who? A gente tinha falado para esquecer, mas agora ela voltou e o filho do Ringo foi oficial e definitivamente demitido do lendário grupo inglês, pelo menos por essa semana. O substituto será Scott Devours, que já se apresentava com a banda solo do vocalista Roger Daltrey. Para deixar o clima mais divertido nos bastidores, o cantor e Pete Townshend tiveram um atrito por algumas declarações do guitarrista em uma entrevista. A turnê de despedida - pelo menos nos Estados Unidos - começa em agosto.
No Foreigner, Kelly Hansen, que já não havia participado da recente turnê pela América Latina, confirmou que deixará o grupo ainda este ano e será substituído por Luis Maldonado, responsável pela tarefa na excursão.
👀 OLHO NO LANCE… 📽
Finalmente, o Judas Priest deve receber um documentário à altura de sua importância na história da música pesada. O trabalho será produzido pela Sony e Epic Records, e terá a direção de Sam Dunn e, sempre ele, Tom Morello. “The Ballad of Judas Priest” deve ser o nome da película, que ainda não tem previsão de lançamento.
😵 TORCEDORES CALMA 🤑
Max Cavalera cansou de regravar discos da ex-banda, parece estar terminando um novo álbum do Soulfly e espera lançá-lo ainda em outubro deste ano. Mas, cuidado, pois segundo o músico, “em termos de espírito e atitude, ele é similar ao primeiro”. Se for por isso, queremos mais um cover de Jorge Ben.
Quem também confirmou disco novo foi o Karnivool. Ainda sem título ou data de previsão, os australianos anunciaram que terminaram de gravar o seu primeiro trabalho completo desde o aclamado “Asymmetry”, de 2013.
⚽ A BOLA ROLA 🏃♂️
Enquanto nos aproximamos do que deve ser a última vez do Black Sabbath e de Ozzy Osbourne num palco mesmo, Tony Iommi apareceu como convidado em “Rocket”, música nova de Robbie Williams.
Só nessas últimas semanas, I PREVAIL desistiu de tocar no Bangers, anunciou a saída do vocalista Brian Burkheiser e agora lançou a primeira música com o guitarrista Dylan Bowman assumindo as vozes principais ao lado de Eric Vanlerberghe, “Violent Nature”:
Já a rainha do metal também soltou uma música nova, a apropriada “Warriors Of The Sea”. A faixa faz uma conexão com o seu cruzeiro próprio, “Doro Metal Queen Metal Cruise”.
Quer mais uma “superbanda”? Então toma um EP novo do Grand Cadaver, que tem o vocalista Mikael Stanne (Dark Tranquillity), Stefan Lagergren (ex-guitarrista do Tiamat) e Daniel Liljekvist (que já tocou bateria no Katatonia). “The Rot Beneath” é a faixa-título do trabalho previsto para sair em 15/08:
⚽ VAI ROLAR NO BRASIL 🎵
Para celebrar os 10 anos de “The Joy Of Motion”, o Animals as Leaders anunciou retorno ao Brasil para show único em São Paulo, no Teatro Bradesco, em 26/08.
Os franceses do Skáld trazem seu neo-folk de influência escandinava para o Brasil, também com show apenas na capital paulista no dia 12/09, no Carioca Club.
Finalmente alguém que toca em outra cidade além de São Paulo: pouco mais de uma semana antes de se apresentar dia 12/10 na Audio, na zona oeste paulistana, The Calling será atração do festival Somos Rock em Vitória, no Espírito Santo, dia 04/10 na Praça do Papa, ao lado de artistas brasileiros como Nando Reis e Jota Quest.
⚽ VAI ROLAR LÁ FORA 🌍
Brasil que é bom, nada, mas o Metallica anunciou mais uma perna de sua turnê M72 pela Europa, onde excursionará entre maio e julho de 2026 ao lado de Gojira, Knocked Loose, Avatar e “Pantera”.
⚽ DO PESCOÇO PRA BAIXO É CANELA 🥾
Pitaco futebolístico de André Pase: não temos jogadores com apenas falta de talento, mas atletas com baixa capacidade cognitiva mesmo. Quando a direção quer repassar sete jogadores do plantel e não é nem fim de maio, significa que a montagem do time não foi péssima, foi deprimente. Já vi muita diretoria incompetente, mas a atual é a pior de todas. É justo que ela amargue um rebaixamento.
Pitaco futebolístico de Thiago Zuma: Dorival Jr segue batendo cabeça ao tentar diminuir a fragilidade defensiva do Corinthianse tem até conseguido fazer o time levar menos gols. O desempenho, porém, segue sofrível, mas o suficiente para ganhar tempo e, quem sabe, ser mais competitivo quando o trio de frente estiver em forma e à disposição. Isso se não perdê-los na janela europeia. Ou se o presidente do clube não for preso.
🎵 CADA ENXADADA, UMA MINHOCA 🐛
Sugestão de André Pase: Final de semana de GP de Mônaco de F1. É aquela corrida que você fica olhando pro cenário e até esquece dos carrinhos. Neste sábado temos o treino de classificação às 11h e a corrida de fato no domingo às 10h. Monte um bom café como se estivesse no principado com croissant, queijo e geleia e divirta-se.
Sugestão de Thiago Zuma: Semana com discos novos do Witchcraft, …And Oceans, Steve Von Till, disco de covers do Midnight e a estreia de The Discussion, banda formada pela guitarrista Laura Peasants quando Kylesa entrou em seu hiato, além da chegada às plataformas de streaming do trabalho novo dos cariocas do Vauruvã. Suficiente para ocupar os dias de quem quiser evitar a fadiga da Virada Cultural ou do C6 Fest.
⚽ Ficamos por aqui nessa edição da newsletter. Obrigado pela leitura e pela atenção. Enquanto isso, siga-nos no Spotify, Apple Podcasts, Youtube e Instagram. Você pode tirar satisfações quase pessoalmente no Bluesky com o Thiago Zuma e com o André Pase. Não deixem de assinar a newsletter e o programa no seu tocador favorito!🎵