Newsletter #69: Na força do ódio
Semana recheada de notícias do Kreator + seção de músicas novas bombando
🤘🏻 Esta newsletter é escrita e editada por André Pase e Thiago Zuma, divagadores do podcast, com um pouco do que agitou o mundo da música, futebol e derivados ou não nos últimos dias. Assim como no programa, o planejamento era de um jogo simples e direto, mas a gente é prolixo e às vezes exagera na troca de passes e chuta torto mesmo. 💀
Assine a newsletter e receba as atualizações semanais em seu e-mail. Se você já assina, encaminhe o e-mail para um amigo - é uma boa forma de você testar se não caiu na caixa de spam dos outros :)
🎧 PODCAST SOLADA - Episódio #79 🎧
“Even in Arcadia”, último disco do Sleep Token, saiu há algumas semanas e já alcançou alguns recordes de vendas. Tentamos entender a trajetória desta banda marcada pelo mistério e como que ela fez sucesso combinando estilos, mas a partir do nosso olhar de velhos metaleiros. Ouça no Spotify, Apple Podcasts ou veja pelo YouTube.
😡 NA FORÇA DO ÓDIO 👊
Numa semana recheada de novidades, vamos abrir a newsletter com muito ódio no coração, já que a semana do Kreator foi praticamente um mix de seções do Solada.
Primeiro, o Kreator confirmou que seu documentário oficial “Hate & Hope”, dirigido por Cordula Kablitz-Post, deve estrear no dia 02/07 em exibição no 42º Munich International Film Festival. O filme será lançado nos cinemas em 04/09.
Já a autobiografia do líder Mille Petrozza será lançada em 28/08. “Your Heaven, My Hell - Mein Leben, Heavy Metal Und Wie Das Alles Passieren Konnte” (em tradução livre, “Seu Céu, Meu Inferno - Minha Vida, Heavy Metal, E Como Tudo Isso Poderia Acontecer”) foi escrita em conjunto com o jornalista Torsten Groß e não tem previsão de lançamento em outros idiomas até o momento.
Paralelamente, o lendário grupo alemão de thrash metal está no Fascination Street Studios em Örebro, na Suécia, gravando o sucessor de “Hate Über Alles”(2022) e espera lançá-lo no início de 2026. A produção ficará a cargo de Jens Brogen, repetindo a parceria de "Phantom Antichrist" (2012) e "Gods Of Violence" (2017).
Antes disso, a banda começou uma turnê no verão europeu com apresentações em festivais e alguns shows ao lado de Rotting Christ e Warbringer. Mille Petrozza prometeu recompensar sua horda de fanáticos com um repertório recheado de “deep cuts”.
⚽ A BOLA PEDINDO “ME CHUTA” 💸
E finalmente foi confirmado que, sim, nós pobres mortais poderemos assistir ao vivo o Tributo ao Ozzy Back to the Beggining, a grande festa de despedida de Ozzy Osbourne dos palcos com apresentação da formação original do Black Sabbath, entre outros inúmeros convidados. Quer dizer, nem todos os pobres, pois a transmissão vai ser paga e custa R$83,67 e já pode ser comprada. Os trabalhos no Villa Park, em Birmingham, na Inglaterra, começarão às 11:00 da manhã (horário de Brasília) e o evento ficará disponível por 48 horas na plataforma responsável.
Em tempo, todos os releases não explicam como vai funcionar de fato, se tem como ver num app de TV ou media box. Ninguém comprou ainda, então em breve vamos descobrir.
🚑 BOLETIM DO DEPARTAMENTO MÉDICO 🏥
O vocalista do A-ha, Morten Harket, 65 anos, revelou nessa semana sofrer de Parkinson. O artista não sabe se conseguirá voltar a cantar, mas afirma estar lidando bem com a doença.
🦶PENDUROU AS CHUTEIRAS⏳
Quer dizer, vai pendurar: o lendário grupo brasileiro Golpe de Estado anunciou que pretende fazer uma série de shows de despedida, confirmando a data final para 21/12 no Carioca Club, em São Paulo. A banda ainda deve lançar um disco ao vivo gravado alguns anos atrás ainda com o saudoso Nelson Brito no baixo, além da participação especial de seus ex-vocalistas Catalau, Kiko Muller e Rogério Fernandes.
🔄 SUBSTITUIÇÃO 🤔
Uma das bandas que esteve incluída na debandada geral de bateristas que falamos na semana passada, o Paradise Lost anunciou o retorno de Jeff Singer, com quem o grupo inglês já havia trabalhado entre 2004 e 2008.
E essa editoria “bateristas” tem até rumor agora. Jean Dolabella (Sepultura, Ego Kill Talent, Pitty) postou uma foto no Instagram e os fãs começaram a especular que ele seria <EDITADO PELO JURÍDICO> o novo baterista do Foo Fighters. O post lembra um feito por Ely Casagrande no começo dos rumores sobre a ida para o Slipknot, a imagem mostra um adesivo que ampliado revela ser de bagagem despachada para o aeroporto de Los Angeles e essa é a cidade de uma banda de um conhecido de Dolabella que demitiu Josh Freese e tem shows logo ali na frente por fazer.
👀 OLHO NO LANCE… 📽
Biopic virou praga. Até que demorou para ter uma do Kiss, que deve se chamar “Shout It Out Loud” e ter Nick Jonas, um dos Jonas Brothers, interpretando Paul Stanley. Agora, cinebiografia do Charlie Brown Jr. - com José Loreto no papel de Chorão - talvez seja forçar um pouco a amizade.
😵 TORCEDORES CALMA 🤑
Parece que finalmente o lendário Watchtower está trabalhando em músicas novas. Assim indicou Jason McMaster, vocalista do revolucionário disco “Energetic Disassembly” (1985) numa entrevista recente ao canal Support Life And Music. Com apenas dois álbuns de inestimável influência na música técnica pesada lançados nos anos 80, desde então o grupo texano soltou apenas um EP em 2016, “Concepts of Math: Book One”. O trabalho continha faixas que estavam sendo preparadas para um sempre abortado sucessor do clássico “Control and Resistance” (1989), primeiro a contar com o extraordinário guitarrista Ron Jarzombek, além dos vocais de Alan Tecchio no lugar de McMaster, que foi cantar no Dangerous Toys. Nenhuma informação mais precisa foi confirmada oficialmente pelo restante dos músicos.
O Testament, que passa pelo Brasil em agosto, deve ter mixagem do seu próximo disco concluída nos próximos dias por Jens Bogren, o mesmo do novo do Kreator. Diferentemente do divulgado antes pelo vocalista Chuck Billy, o sucessor de “Titans of Creation” (2020) não terá a participação de Floor Jansen (Nightwish, ex-After Forever). A cantora parece ter desistido depois de a informação ter sido divulgada sem os detalhes estarem todos definidos.
Trocando o ódio por melancolia, a lenda inglesa do doom metal metal My Dying Bride confirmou trabalhar em seu próximo disco. Em um post de divulgação em rede social obsoleta nessa semana, chamou a atenção a ausência do clássico vocalista Aaron Stainthorpe. Também um dos fundadores da banda, ele foi substituído em apresentações recentes por Mikko Kotamäki, da banda finlandesa Swallow the Sun. Nenhuma informação sobre sua situação atual junto ao grupo.
Mudando completamente de atmosfera, a gente já sabe que vai ter disco novo do Helloween em 29/08, mas agora pode ver a capa de “Giants & Monsters”. O grupo pediu para procurar por “easter eggs” na arte feita por Eliran Kantor (Testament, Soulfly, Cavalera Conspiracy), cada vez melhor e com seu estilo (este foi um comentário passador de pano, desculpe).
E o Powerwolf, depois de apresentar seu power metal extremamente pomposo no Bangers Open Air, anunciou o lançamento de um disco ao vivo. “Wildlive (Live at Olympiahalle)” deve sair apenas em 06/03/2026, se o mundo não acabar até lá.
⚽ A BOLA ROLA 🏃♂️
Olha, a semana foi intensa em lançamentos, então respira fundo e começa devagar com “Silence Like the Grave”, primeira faixa do próximo disco do Paradise Lost, “Ascension”, com previsão de lançamento em 19/09.
Pegando um pouco mais de velocidade, semana passada falamos de disco novo do Amorphis, “Borderland”, que sai em 26/09. Cante junte agora “Light and Shadow”, a primeira faixa liberada:
Hora de retomar a fúria nesta newsletter, então nada melhor que mais uma música nova do Sodom, a terceira de “The Arsonist”, previsto para ser lançado em 27/06.
Seguindo com a pancadaria raivosa em alta, o Dark Angel soltou o segundo single de seu próximo disco, "Extinction Level Event", ainda sem previsão de lançamento. "Circular Firing Squad" havia sido executada ao vivo nas apresentações do grupo na América do Sul em abril deste ano.
Começando a colocar um pouco mais de alegria na seção, o Gwar soltou essa semana “The Great Circus Train Disaster”, que deve integrar o EP “The Return of Gor Gor”, a ser lançado em 25/07.
Aumentando a dose de alegria, apesar do clima de guerra, o Sabaton soltou “Hordes Of Khan”, segundo single de um futuro disco ainda não anunciado.
Falando de power metal, o Dragonforce soltou uma nova versão de “Burning Heart”, faixa do disco “Warp Speed Warriors” (2024), dessa vez com a participação de Alissa White-Gluz, do Arch Enemy.
Levando a farofagem melódica a nível extremo, o Beyond the Battle Beast in Black anunciou seu novo disco, “Steelbound”, a ser lançado em outubro, e soltou um vídeo para a faixa-título:
Vocês se lembram do Airborne? Fazia seis anos que os filhotinhos de AC/DC não lançavam nada novo, mas o hiato foi quebrado essa semana com “Gutsy”. Nenhuma notícia ainda sobre um sucessor para “Boneshaker”(2019).
Falando em um artista clássico de verdade, sr. Glenn Hughes soltou um vídeo para “Chosen”, faixa-título do novo disco, prometido para 05/09:
Clássico mesmo é a formação original do Alice Cooper soltando mais uma música de "The Revenge Of Alice Cooper", que sai em 25/07. Confirma “The Wild Ones”:
Pra fechar a semana que foi de muita correria e confusão política, aqui e lá fora, o Dropkick Murphys lançou o vídeo de “Who’ll Stand with Us”, faixa do disco “For The People” que sai em 4 de julho. Música política, data política.. lá vem.
⚽ VAI ROLAR NO BRASIL 🎵
O agro é rock? Cuiabá foi mesmo incluída na turnê do Guns’n’Roses, confirmada nessa sexta-feira. A passagem incluirá cinco apresentações no Brasil: Florianópolis (Arena Opus, 21/10), São Paulo (Allianz Parque, 25/10), Curitiba (Pedreira Paulo Leminski, 28/10), Cuiabá (Arena Pantanal, 31/10) e Brasília (Arena BRB Mané Garrincha, 02/11). Ingressos começam a ser vendidos em 09/06.
Depois de umas férias em Paraty, Dani Filth volta ao Brasil para três shows com o Cradle of Filth com abertura do Uada: Limeira (Mirage, 21/08), Curitiba (Tork N’ Roll, 22/08) e São Paulo (Carioca Club, 23/08).
Duas lendárias bandas de death metal, Pestilence e Cancer, se apresentam juntas no Brasil em show único na Burning House, em São Paulo, dia 10/09.
⚽ VAI ROLAR LÁ FORA 🌍
Uma das bandas montadas pelo icônico baterista Joey Jordison após deixar o Slipknot em 2013 foi o Vimic, que chegou a gravar um disco em 2016 e não o lançou até a morte do músico, em 2021. Depois de uma vaquinha virtual,“Open Your Omen” será lançado oficialmente e terá um show especial para celebrar o feito no dia 03/10, em Los Angeles (EUA). Quem vai ocupar o kit de bateria? Luana Dametto, da Crypta. Só da Brasil, meu povo. Menos no futebol, claro.
⚽ DO PESCOÇO PRA BAIXO É CANELA 🥾
Pitaco futebolístico de André Pase: finalmente chegou o período de trocar jogadores, o que está virando praticamente uma Porta dos Desesperados dos clubes. Ao mesmo tempo que você comemora que despachou um Marea, a direção vai lá e estaciona outro na vaga…
Pitaco futebolístico de Thiago Zuma: Mesmo sem jogo, o Corinthians segue dando dor de cabeça. Dá vontade até de esquecer que existe…
🎵 CADA ENXADADA, UMA MINHOCA 🐛
Sugestão de André Pase: Console sem jogo não é console. Nintendo veio com o Switch 2 e praticamente apenas um Mario Kart de jogo bom de fato mesmo no lançamento. Ou seja, dá para esperar.
Sugestão de Thiago Zuma: Junho começou cheio de lançamentos, com Katatonia, Turnstile e Volbeat, até o retorno do Pulp. Chama a atenção o Gruesome fazendo em “Silent Echoes” a sua “versão” de “Human”, do Death, além da nova aventura do Gaahl’s Wyrd.
⚽ Ficamos por aqui nessa edição da newsletter. Obrigado pela leitura e pela atenção. Enquanto isso, siga-nos no Spotify, Apple Podcasts, Youtube e Instagram. Você pode tirar satisfações quase pessoalmente no Bluesky com o Thiago Zuma e com o André Pase. Não deixem de assinar a newsletter e o programa no seu tocador favorito!🎵