Newsletter #75: Nicko voltou... tocando Maiden
Semana ainda teve com tributaço para Chris Cornell e Treta's Addicion
🤘🏻 Esta newsletter é escrita e editada por André Pase e Thiago Zuma, divagadores do podcast, com um pouco do que agitou o mundo da música, futebol e derivados ou não nos últimos dias. Assim como no programa, o planejamento era de um jogo simples e direto, mas a gente é prolixo e às vezes exagera na troca de passes e chuta torto mesmo. 💀
Assine a newsletter e receba as atualizações semanais em seu e-mail. Se você já assina, encaminhe o e-mail para um amigo - é uma boa forma de você testar se não caiu na caixa de spam dos outros :)
🎧 PODCAST SOLADA - Episódio 82 🎧
Não, ainda não voltamos. Mais uma chance para ouvir nosso recap do que aconteceu em Birmingham, o que funcionou e o que nos surpreendeu. Olhamos banda por banda, inclusive com algumas divergências na Solada Tower. Ouça no Spotify, Apple Podcasts ou veja pelo YouTube.
🥁 PROROGAÇÃO 🏖️
Nicko McBrain deixou o Iron Maiden, mas segue tocando… Maiden. Ele começou uma série de três shows Flórida com a banda tributo Titanium Tart, em um esquema nada muito grande.
O set do primeiro show está aí abaixo.
Alguns vídeos já foram para a Internet e você pode conferir uma versão para “Rime of the Ancient Mariner”.
Apesar do seu talento, dá para perceber como o seu estilo foi adaptado para as atuais condições de jogo. De qualquer maneira, é bom ver ele tocando nesse espírito, sem pressão e em atividade.
✊ JOGO DAS ESTRELAS ✨
Guarde esse nome, King Ultramega, vamos falar mais sobre esse projeto no futuro. A ideia é muito boa, uma banda formada por gente massa e sem time fixo mantendo o legado de Chris Cornell vivo. Pra completar, a grana arrecadada será repassada para a iniciativa MusiCares, organização da Academia de Gravação dos Estados Unidos (a turma do Grammy) preocupada com a saúde dos músicos.
A primeiro single vem com tudo. Esta versão de Rusty Cage conta com William DuVall (Alice In Chains) nos vocais, Bill Kelliher (Mastodon) na guitarra, Mark Menghi (Metal Allegiance) no baixo e Charlie Benante (Anthrax) na bateria.
Bem que poderiam chamar Richie Kotzen para uma música no futuro.
📺 CHECANDO NO VAR 🧐
O Jane’s Addiction acabou de uma maneira triste no palco em setembro passado, mas a história está longe do fim. Horas depois de Dave Navarro, Eric Avery e Stephen Perkins entrarem com uma ação contra Perry Farrell por conta dos incidentes do show, o vocalista devolveu com outro processo, alegando que o trio promoveu uma campanha contra ele.
🎩 CARTOLAS EM AÇÃO 🤑
Black Label Society, Primal Fear e Tankard são as primeiras atrações confirmadas no Bangers Open Air 2026. O evento será em dois dias, 25 e 26 de abril, em São Paulo. Os ingressos já estão à venda.
Falamos disso na semana passada, mas o trabalho andou uma casinha pra frente. O baixista Frank Bello confirmou que o Anthrax fechou a gravação do novo disco, que agora segue para a mixagem. O primeiro single deve vir até o final do ano, com disco todo de fato em 2026 mesmo.
Biff Byford, vocalista do Saxon, comentou que a banda tem muitas ideias para o próximo disco, previsto para setembro ou outubro do ano que vem.
Lembra do Centrum do Yngwie Malmsteen? Agora temos uma linha de whey e colágeno do guitarrista.
Rob Halford virou mais um bonequinho (esse é action figure, alguém pode corrigir). Desta vez é uma versão pela McFarlane Toys, que entrega bons produtos com um preço mais acessível se você não enfrenta tarifas de um certo presidente. A peça sai em outubro, por US$ 35.
O clássico “Alive!” do Kiss vai ganhar uma versão expandida no final do ano. A informação foi confirmada pelo produtor Eddie Kramer, que confirmou que a banda trabalhou a partir das fitas originais.
🚑 BOLETIM DO DEPARTAMENTO MÉDICO 🏥
Jeff Lynne, o figura do ELO, teve de cancelar o show do último domingo em cima do lance. Ele foi diagnosticado com uma infecção generalizada e provavelmente vai pendurar as chuteiras de vez.
👀 OLHO NO LANCE… 📽
Sobrou dinheiro do orçamento para gastos com o Sabbath? Back to the Beginning será lançado nos cinemas no ano que vem, aparentemente em uma versão menor de 100 minutos. O evento também deve ser lançado em formatos físicos.
O Ghost participa do programa do Jimmy Fallon na próxima quarta, dia 23. O programa acaba indo para o YouTube horas depois de ser exibido, então você já sabe o que vai ler aqui na semana que vem.
⚽ A BOLA ROLA 🏃♂️
Reforçando o que já estava no trailer de "TRON: Ares", o Nine Inch Nails lançou o single de "As Alive As You Need Me To Be", faixa que estará na trilha do filme. O disco sai no dia 19 de setembro, enquanto o filme vem depois, em 10 de outubro. É praticamente um repeteco do esquema da trilha de "Tron: Legacy", organizada pelo Daft Punk em 2010.
O Soulfly mostrou uma música nova na Bulgaria. Confira um vídeo de fã para "Favela Dystopia":
E temos um novo projeto de Robert Plant. Saving Grace é o nome da banda e do disco, que sai no dia 26 de setembro. O “deus dourado” também vai para a estrada, em uma pequena tour nos Estados Unidos entre outubro e novembro.
O projeto D.D. Verni & The Cadillac Band, do baixista do Overkill, anunciou o seu segundo disco, "Buckle Up". O álbum só sai em 19 de setembro, mas já temos o bom single de "Lucky 13".
Tem mais uma do Deftones novo, “My Mind is a Mountain”.
Arjen Anthony Lucassen soltou mais uma do seu novo disco solo - vulgo algo que não leva o nome do Ayreon. "We'll Never Know", faixa de "Songs No One Will Hear", conta com os vocais da sempre parceira de aventuras Floor Jansen.
Tem disco novo do Scars on Broadway, banda de Daron Malakian (System of a Down). O lançamento de "Addicted To The Violence" foi marcado pelo clipe de "Destroy the Power".
O I Prevail também anunciou um disco novo. "Violent Nature" sai no dia 19 de setembro, mas o single "Rain" antecipa o clima do álbum.
Bruce Dickinson soltou a versão de “Cyclops” que está em “More Balls to Picasso”. Em protesto diante do que foi feito, só vamos falar, sem link. Procure ouvir por sua conta e risco.
O show do Judas Priest no Hellfest no mês passado está no YouTube em uma qualidade caprichada. É praticamente um release oficial, mas online. Se você não viu, ficha #1 para esse vídeo.
⚽ VAI ROLAR NO BRASIL 🎵
Edu Falaschi fará um show especial no Manifesto Bar, em São Paulo. “Ballads” deve repetir o esquema de participações especiais e rola no Manifesto Bar, em São Paulo, em 11 de outubro. Como em outros shows, a apresentação deve contar com convidados especiais, ainda não divulgados. Os ingressos já estão disponíveis e esperamos ver a presença de Daniel Diau, retribuindo o convite de 2024.
Open Bar do Timo Tolkki na Galeria do Rock. Sim, é isso mesmo. O show intimista acontece no rooftop no dia 12 de setembro. Além de marcar a retomada dos shows no terraço, é uma forma de retomar a tour que teve de ser cancelada no começo do ano. Você já pode comprar o seu ingresso.
Combo punk rock californiano em novembro. O T.S.O.L. faz uma mini tour por São Paulo, Curitiba e Porto Alegre junto do Adolescents em novembro.
⚽ VAI ROLAR LÁ FORA 🌍
Symphony X e Sonata Arctica fazem uma tour conjunta pelos Estados Unidos em setembro.
Depois de 30 anos sem uma tour nos EUA, o Dark Angel vai para a estrada em setembro e outubro. Quem esteve no Bangers pode dizer que conferiu antes.
⚽ DO PESCOÇO PRA BAIXO É CANELA 🥾
Pitaco futebolístico de André Pase: o tio do pão comprou a Arena, só esqueceu que precisa de time…
Pitaco futebolístico de Thiago Zuma: Parece que o Corinthians venceu uma, é verdade?
🎵 CADA ENXADADA, UMA MINHOCA 🐛
Sugestão de André Pase: em loop ouvindo “Cartola II”, de 1974, e sua atemporal “O Mundo É Um Moinho”.
Sugestão de Thiago Zuma:
⚽ Ficamos por aqui nessa edição da newsletter. Obrigado pela leitura e pela atenção. Enquanto isso, siga-nos no Spotify, Apple Podcasts, Youtube e Instagram. Você pode tirar satisfações quase pessoalmente no Bluesky com o Thiago Zuma e com o André Pase. Não deixem de assinar a newsletter e o programa no seu tocador favorito!🎵