Newsletter #80: Do nada, tchau para Brent Hinds
Ex-Mastodon faleceu em um acidente de trânsito - e o mundo metal lida mais uma vez com a efemeridade da vida
🤘🏻 Esta newsletter é escrita e editada por André Pase e Thiago Zuma, divagadores do podcast, com um pouco do que agitou o mundo da música, futebol e derivados ou não nos últimos dias. Assim como no programa, o planejamento era de um jogo simples e direto, mas a gente é prolixo e às vezes exagera na troca de passes e chuta torto mesmo. 💀
Assine a newsletter e receba as atualizações semanais em seu e-mail. Se você já assina, encaminhe o e-mail para um amigo - é uma boa forma de você testar se não caiu na caixa de spam dos outros :)
🎧 PODCAST SOLADA - Episódio 86 🎧
Em agosto de 1995, uma banda holandesa lançava o seu terceiro disco depois de quase acabar. Mandylion, o terceiro disco do The Gathering, completa 30 anos e sempre será lembrado como o momento em que o mundo metálico descobre Anneke van Giersbergen. Ouça no Spotify, Apple Podcasts ou veja pelo YouTube.
⌚ MINUTO DE SILÊNCIO ⚰
O mundo do som pesado ficou em choque nesta quinta-feira, quando foi confirmada a morte do ex-guitarrista e fundador do Mastodon, Brent Hinds. O músico sofreu um acidente de moto na véspera - a polícia local deu a entender que a culpa da colisão teria sido do motorista do outro veículo - , não resistiu e faleceu aos 51 anos.
Apesar da recente troca de farpas, a banda soube ignorar todo o falatório para lamentar a perda do ex-companheiro. O toque de classe está no pedido de respeito para todos, sem comentar muito, mas valorizando o músico de extrema importância na trajetória de quem tem hoje um dos mais respeitados nomes da cena metálica.
Importância confirmada pelos vários artistas que usaram as redes para deixar as suas lembranças. Destacamos um amável post de Mikael Åkerfeldt, do Opeth, e outro de Shirley Manson, do Garbage.
Obrigado, Dirty B.
🎩 CARTOLAS EM AÇÃO 🤑
O quão fundo é o tacho dos Beatles? Quando pensamos que não há nada mais para raspar, “aí sim fomos surpreendidos novamente”, diria o velho Lobo. 30 anos depois da exibição de “Anthology”, o pacote todo volta para as lojas - e agora para os streaming.
Originalmente, a série em oito episódios mostrou os então três músicos revisitando o passado (ok, dois se você acredita em Billy Shears), acompanhada de três discos duplos e um livro de luxo repassando a década mágica da banda. Talvez você não lembre, mas foi quando “Free as a Bird” surgiu para o mundo.
Mantendo a linha de produção de Peter Jackson na ativa, a série volta com um nono e novo episódio em novembro deste ano. Além de novas imagens, tudo passou pelo maquinário que mudou “Get Back” da água para o vinho. O livro ganha uma nova edição, bem como uma quarta coletânea, muito mais voltada para takes inéditos e até mesmo uma nova versão para… a própria “Free as a Bird”. Óbvio que esse quarto volume disco só será vendido em uma caixinha com os outros três que você já tem.
🐴 TABELÃO DA RODADA 🦓
Mudando de geração, o disco novo das japonesas do Babymetal conseguiu entrar no top 10 da Billboard. É a primeira vez que um grupo totalmente nipônico consegue esta façanha.
⚽ A BOLA PEDINDO “ME CHUTA” 💸
Lembra do mistério sobre o quanto Back to the Beginning faturou? O valor realmente arrecadado pela despedida de Ozzy foi 33,8 milhões de libras, ou seja, algo como um terço do PIB do Brasil nesta década, na cotação do real de hoje.
👀 OLHO NO LANCE… 📽
Aliás, falando em Ozzy Osbourne, semana passada era para ter sido transmitida na BBC inglesa o documentário “Coming Home”, sobre os anos finais do príncipe das trevas, mas o programa foi abortado em cima da hora, então sem maiores explicações. Posteriormente, a emissora britânica esclareceu que se tratou de um pedido da família do artista para aguardar um pouco mais para levar a produção ao ar. Ainda não temos uma nova data.
🚑 BOLETIM DO DEPARTAMENTO MÉDICO 🏥
Na semana passada, dissemos que Biff Byford, lendário vocalista do Saxon, estava com câncer na próstata, mas ele mesmo esclareceu “más interpretações” ao confirmar que a doença ataca seu intestino, mas foi detectado num exame de próstata. E também não foi toda a turnê do grupo que caiu, mas apenas as datas que coincidiram com suas sessões de quimioterapia.
🤏 FALA MUITO 👄
Ok, a essa hora já estamos cientes de que as picuinhas entre David Lee Roth e Sammy Hagar são parte intrínseca da herança do Van Halen. Dessa vez, até o fantasma do guitarrista entrou na história, após ter “visitado” os vocalistas em seus respectivos sonhos. Gary Cherone, mais uma vez, parece ter sido ignorado.
😵 TORCEDORES CALMA 🤑
Pallbearer, uma das bandas da nova safra favoritas da subsede paulistana do Solada, anunciou para 07/11 o lançamento de uma versão “reconstruída, remixada e remasterizada” de seu segundo disco, “Foundation Of Burden”, de 2014. Precisava? Não. Mas fica aqui a sugestão para já se acostumar com a bela e empolgantemente triste versão original do álbum e compará-la com a edição renovada. Vale a pena.
Agora, vamos ver se vale a pena mesmo um disco duplo do Corrosion of Conformity. O sucessor de “No Cross No Crown”, lançado no longínquo 2018 pela lenda do stoner, já está gravado, conforme o grupo revelou num post em rede social.
Vocês se lembram do Symphony X, né? Alguém chuta quando saiu o último disco deles? Isso, 2015. Parece que o sucessor de “Underworld” está quase pronto, pelo menos nas palavras do baixista Mike LePond - para quem o novo álbum talvez saia em 2026. Pelo jeito, vai demorar mesmo.
Quem nunca foi de enrolar para lançar discos é o Overkill. Com apresentação marcada como headliner da segunda noite do Setembro Negro - 05/09 a 07/09 na Vip Station, em São Paulo - , o novo baterista da banda Jeramie Kling revelou que o grupo nova-iorquino está em estúdio trabalhando no sucessor de “Scorched”, lançado em 2013.
⚽ A BOLA ROLA 🏃♂️
Finalizando neste fim de semana sua turnê no Brasil, o Testament revelou os detalhes de “Para Bellum”, seu novo álbum prometido para 10/10. Veja o clipe da primeira prévia, a pancadaria “Infanticide A.I”:
Alerta de disco do ano: (o que sobrou d’)a imprensa metálica está hypando “The Bestiary”, disco novo Castle Rat que sai em 19/09. Essa semana, a banda lançou o terceiro single do trabalho, "The Serpent". A mistura de metal com Conan cantada por uma cover de Sonja inclusive ganhou capa da revista Decibel. Ouça o single:
Outra banda que faz tremer os corações dos jornalistas gringos é Evoken, que soltou “Matins”, a primeira desgraçadamente miserável prévia do novo trabalho, “Mendacium”, que sai em 17/10.
Semana passada, falamos que os mineiros da Pesta haviam anunciado detalhes do seu terceiro disco, “The Craft of Pain”, que sai em 16/10. Essa semana, eles soltaram a primeira música, “The Inquisitor, Pt I”. Ouça:
Já temos lançamento para o Halloween. “Opus Diabolicum” é o nome do ao vivo do Moonspell gravado no ano passado com a Orquestra Sinfonietta de Lisboa. O pacote sai em DVD e blu-ray com CDs ou vinil. Para marcar o lançamento na agenda, a banda soltou a versão de “Vampiria” do show.
📺 CHECANDO NO VAR 🧐
Tentando mascarar mais uma daqueles acontecimentos que serviriam para decretar o Rio de Janeiro como o “túmulo do rock”, John Textor usou a oportunidade do cancelamento do show do Green Day, que ocorreria no estádio do Botafogo em 09/09, justificando-o como “o time vai precisar do estádio para um jogo importante”, no caso, as quartas-de-final da Copa do Brasil, contra o Vasco da Gama, no dia 11/09. Leia aqui como será feito o reembolso dos ingressos do show. Seguem confirmadas e com entradas disponíveis as outras apresentações do Green Day, no The Town, em São Paulo, dia 07/09, e em Curitiba, dia 12/09.
⚽ VAI ROLAR NO BRASIL 🎵
Uns tempos atrás, o Weezer havia revelado que tocaria em São Paulo no dia 02 de novembro - um feriado infelizmente jogado no lixo por cair em fim de semana. Nos últimos dias, foi finalmente revelada a ocasião: um festival que terá Mogwai, Bloc Party, Judeline e Otoboke Beaver. O evento acontecerá no Parque Ibirapuera, na Plateia Externa do Auditório, e já tem ingressos à venda.
Ainda na seara da música alternativa, os britânicos do James confirmaram dois shows no Brasil: dia 12/11 em Curitiba, na Ópera de Arame, e dia 13/11 em São Paulo, na Audio Club.
Deixando um pouco mais sombria esta seção, os góticos vão fazer a festa dançando com as paredes do Burning House, em São Paulo, para o show conjunto das lendárias bandas Christian Death e Gene Loves Jezebel no dia 12/12.
Ok, 2026 está longe ainda, mas o Benediction, lenda britânica do death metal, confirmou show no Brasil em 31/10/2026. Nenhuma informação sobre local ou ingressos, mas nem sabemos se existirá país até lá.
⚽ DO PESCOÇO PRA BAIXO É CANELA 🥾
Pitaco futebolístico de André Pase: jogo na noite de sábado, em casa… você já sabe, é derrota na certa. Enquanto isso, o co-irmão segue recolhendo pedaços de papel…
Pitaco futebolístico de Thiago Zuma: Segunda-feira, o clube vai eleger o presidente para completar o mandato tampão. E as opções são mais tenebrosas do que o futebol apresentado pelo time do Dorival nas últimas rodadas do Brasileirão. Serão meses longos.
🎵 CADA ENXADADA, UMA MINHOCA 🐛
Sugestão de André Pase: A segunda temporada de “Peacemaker” chegou e tem tudo para ser tão divertida quanto a primeira. É o Playcenter do James Gunn, espaço para ir aos extremos visuais e lentamente plantar ideias.
Sugestão de Thiago Zuma: Você já deve estar cansado de ouvir falar do novo disco Deftones, que saiu na sexta, mas a semana também teve álbuns lançados por Wolf Alice, Desaster, Innumerable Forms, Burning Witches e Vindicator para dar uma chance.
⚽ Ficamos por aqui nessa edição da newsletter. Obrigado pela leitura e pela atenção. Enquanto isso, siga-nos no Spotify, Apple Podcasts, Youtube e Instagram. Você pode tirar satisfações quase pessoalmente no Bluesky com o Thiago Zuma e com o André Pase. Não deixem de assinar a newsletter e o programa no seu tocador favorito!🎵