Newsletter #82: Setembro Negro em The Town
São Paulo terá três festivais nesse final de semana, mesmo que um precise de filtro
🤘🏻 Esta newsletter é escrita e editada por André Pase e Thiago Zuma, divagadores do podcast, com um pouco do que agitou o mundo da música, futebol e derivados ou não nos últimos dias. Assim como no programa, o planejamento era de um jogo simples e direto, mas a gente é prolixo e às vezes exagera na troca de passes e chuta torto mesmo. 💀
Assine a newsletter e receba as atualizações semanais em seu e-mail. Se você já assina, encaminhe o e-mail para um amigo - é uma boa forma de você testar se não caiu na caixa de spam dos outros :)
🎧 PODCAST SOLADA - Episódio 88 🎧
Na semana do Setembro Negro, aproveitamos a passagem de Tom Warrior com o Triptykon para fazer o que ele fará ao vivo, tocar clássicos do Celtic Frost. "To Mega Therion", o segundo disco, completa 40 anos agora em outubro e ouvimos um discos que moldou uma cena. Também comentamos o que pode surpreender na edição deste ano do festival. Ouça no Spotify, Apple Podcasts ou veja pelo YouTube.
💸 TEM PRA TODO MUNDO ☠️
Esse é um final de semana com três festivais em São Paulo. Ok, provavelmente ninguém da nosso ônibus de leitores se importa muito em ver Liniker, Tim Bernardes ou Caetano Veloso no Coala, sediado no mesmo lugar do Bangers Open Air, mas só reforça a notícia sobre 1 em cada 4 brasileiros já ter ido pro negativo pra pagar ingresso.
Já comentamos no podcast, mas ontem começou o Setembro Negro, aquele festival que consegue combinar bandas clássicas com outras novas que você deve prestar atenção. Várias vezes falamos que é uma boa curadoria de bandas, que entende o segmento e explora as suas variações.
Esse ano a novidade fica por conta do local, a Vip Station em Santo Amaro. Vamos ver como tudo irá funcionar com um segundo palco minúsculo, em uma casa de shows fora um pouco da região central e com horários além da oferta de transporte público da cidade.
Falamos antes de Toninho Guerreiro, mas teremos ainda neste sábado e domingo Incantation, Coven, 1349, Overkill, Power Trip e Candlemass, entre outros - isso porque na sexta rolou Agalloch, Primordial e The Crown. Esse não passa na TV, então tem de ir mesmo.
Para quem não pode descer aos círculos do inferno, estamos nos dias do The Town, o famoso Rock in Rio paulista, mas você pode chamar de Rock in Rio com um dia de rock mesmo. Para quem vai ver de casa, organizamos as atrações por hora pra já colocar na cabeça e não perder queimando a carne ou passeando:
18h10 – Bruce Dickinson
19h20 – Pitty
20h30 – Bad Religion
21h55 – Iggy Pop
23h15 – Green Day
Torcemos para que o show do mascate de cervejas e vinhos não seja cortado pela “roqueira Pitty”. Nada contra a baiana, pelo contrário. O Bad Religion entrou no lugar do Sex Pistols de última hora, não estranhe. Além disso, tem Black Pantera, mas no palco Quebrada.
Dá para acompanhar pelos canais Multishow e Bis. Quem pinga um dindin no plano premium do Globoplay poderá ver online em 4k.
Os eventos reforçam o que foi manchete nessa semana, um de cada quatro brasileiros já entrou no vermelho para comprar ingresso. Esse é o saldo de uma pesquisa divulgada pela Serasa nessa semana sobre como os brasileiros gastam com shows. Em tempos de um salário mínimo para um passe do Lolla, por exemplo, 44% dos entrevistados colocou o preço como o maior problema na hora de decidir se vai ou não em um evento. O método de pagamento mais usado é o cartão de crédito, escolhido por 45%, sobretudo por conta do famoso parcelamento.
⌚ MINUTO DE SILÊNCIO ⚰
Não temos e deixamos aqui essa frase para comemorar isso, one little victory.
🔄 SUBSTITUIÇÃO 🤔
Não é uma troca em definitivo, mas o guitarrista Rob Barrett não vai fazer a próxima turnê com o Cannibal Corpse. O motivo, ninguém, sabe, mas o substituto será Brandon Ellis, que recentemente deixou The Black Dahlia Murder.
🤏 FALA MUITO 👄
Ok, Roger Waters gosta de chamar a atenção para si falando sobre tudo e todos mesmo. Mas ele foi fazer pouco do Ozzy - pra quê mexer com morto? Aí o filho do Príncipe da Escuridão - tem algum “cargo” específico no direito régio? - ficou bravo. Depois, Jack Osbourne aproveitou para falar sobre como recebeu a notícia da morte do pai. Vale a pena ver e tem só 16 minutos.
Ok, você tem todo o direito de dizer que pegamos no pé do Foreigner, mas eles se perdem nas piadas de tiozão. Agora a banda postou nas redes que quer tocar no casamento de Taylor Swift e Travis Kelce.
Antecipamos o seu pensamento e postamos um meme que resume isso:
🎩 CARTOLAS EM AÇÃO 🤑
Um dia ainda inauguramos uma galeria de posts que devem ir para um museu, seja pela importância ou pelo tom insólito. Vamos inverter a tradição aqui e mostrar a obra de arte antes da notícia. Aprecie:
Não é apenas o vinho do Iron Maiden no Brasil, nem em um supermercado da vida, mas a banda divulgando com post o famoso Supermercado Guanabara, aquele das promoções com gente correndo depois que levantam as grades. O preço é salgado mesmo, R$ 137,90, mas é um vinho português e com um rótulo bacana. Dá pra beber e usar como objeto de ostentação metaleira depois. RUN FOR YOUR WINES…
👀 OLHO NO LANCE… 📽
Se você já cansou de documentários sobre os Beatles numa plataforma de streaming, agora vai poder ver um do Paul McCartney em outra. Dirigido por Morgan Neville, "Man on the Run" mostrará como ele construiu sua carreira após o fim do Fab4 e estará disponível no Amazon Prime Video em 25/02/2026.
Enquanto espera, veja uma pequena prévia de "In My Voice", documentário sobre a carreira da vocalista e compositora Ann Wilson, do Heart. Dirigido por Barbara Hall, o filme ainda não tem data de lançamento.
Se você tiver tempo, o vovô garoto Rick Beato - que anda sofrendo para manter seus vídeos no ar - entrevistou David Gilmour mais uma vez. Além de ser uma longa conversa nesse repeteco, o clima é diferente.
😵 TORCEDORES CALMA 🤑
Em meio a desabafos sobre a pouca atividade do Alice in Chains após a doença do baterista Sean Kinney, Jerry Cantrell deu a entender que um novo álbum do grupo talvez saía em 2026.
Depois de uma ida ao hospital semanas atrás, Rick Wakeman voltou com tudo. Além de mais aventuras na linha “Red Planet”, teremos mais um disco solo no piano. “Melancholia” sai em 17 de outubro e será uma grande suíte (turma da música erudita pode falar isso) em várias partes.
⚽ A BOLA PEDINDO “ME CHUTA” 💸
Bruce Springsteen quer mesmo acabar com todo o seu acervo e o dinheiro de seus fãs. Depois do boxset gigantesco “The Lost Albums” lançado no primeiro semestre, o chefão vai soltar “NEBRASKA ’82: EXPANDED EDITION”. A reedição expandida do trabalho lo-fi de 1982 vem no embalo do filme ‘Springsteen: Deliver me From Nowhere’, biopic que conta a história de sua gravação e chegará aos cinemas em 24/10. Pela primeira vez, verão a luz do dia as versões elétricas engavetadas da demo-que-virou-disco de 1982. Prometido para sair em 17/10, o lançamento ainda vai incluir um blu-ray com sua execução na íntegra, além do original remasterizado. Confira aqui como ficou a primeira adaptação para o mega-blaster-hit “Born in the USA” - a composição, inicialmente acústica, já havia saído na coletânea “Tracks”, de 1999.
⚽ A BOLA ROLA 🏃♂️
(Leia esta nota com dedos cruzados para que o terceiro filme não complique ainda mais a narrativa como foi em “Tron: Legacy”) Falando em filme, semanas atrás falamos que o Nine Inch Nails vai fazer a trilha sonora de "Tron: Ares”, terceiro filme do universo que chega por aqui em 8 de outubro. A banda aproveitou que o filme sai nesse mês na gringa e lançou um vídeo “fora do grid” para “As Alive As You Need Me To Be".
“Bestiary”, o segundo disco do Castle Rat, chega daqui a pouco. Enquanto isso, a banda lançou um vídeo para “Wolf I”, que já tinha ido para os streamings.
Falando em mulheres no vocal, lembra quando rolou uma turnê “The Sirens” com Anneke van Giersbergen (precisa dizer?),Kari Rueslåtten (The Third and the Mortal) e Liv Cristine (Theatre of Tragedy, Leaves Eyes)? Algo assim aconteceu no metal moderno americano com a parceria entre Poppy, Amy Lee (Evanescence) e Courtney LaPlante (Spiritbox). Veja como ficou "End of You":
O Primitive Man, que neste mesmo dia no qual estas letras encontram sua caixa de e-mails vai colocar abaixo o palco secundário do Setembro Negro, anunciou um novo álbum, “Observance”, para 31/10. Confira o vídeo de “Social Contract”.
Acalmando os ânimos, veja o vídeo para a “The Blue Nowhere”, a baladinha faixa-título do novo disco do Between the Buried and Me, que sai em 12/09 vulgo semana-que-vem:
Permanecendo no reino do prog-metal, você ainda se lembra que o Dream Theater lançou um disco esse ano? Pois, às vésperas de começar uma turnê pelos Estados Unidos, a banda lançou um vídeo para “Bend the Clock” essa semana.
Não é exatamente prog, mas um doom meio stoner que também não fica tão longe assim: o Howling Giant soltou “Beholder I: Downfall”, faixa do disco “Crucible & Ruin”, previsto para sair em 31/10.
Para fechar esta seção mantendo-se na tangente do prog, os britânicos do Cardiacs soltaram mais uma música de “LSD”, seu primeiro álbum em mais de vinte anos, que sai em 19/09. Veja o visualizador de “Downup”:
⚽ VAI ROLAR NO BRASIL 🎵
A nossas preces foram atendidas e a turnê especial dos holandeses de The Gathering vai passar pelo Brasil em 2026. Reunidos com Anneke para celebrar os trinta anos de Mandylion (ouça o nosso episódio sobre o disco!), o grupo se apresenta em São Paulo no dia 15/10/2026, na Audio Club. Ingressos já à venda.
E não é só Anneke quem estará de volta ao Brasil em 2026: o ex-guitarrista do Anathema Danny Cavanagh, com quem a vocalista holandesa já dividiu os palcos no país, trará seu novo projeto Weather Systems a São Paulo. O show marcado para 08/02/2026 no Carioca Club promete músicas do disco de estreia “Oceans Without a Shore”, de 2024, além de clássicos de sua ex-banda.
Pegando um pouco mais pesado agora: o Cro-Mags, lenda do crossover, se apresenta no Brasil dia 08/10. O show único em São Paulo ocorrerá na Burning House.
Acelerando no peso e indo ao extremo, o Mayhem toca em São Paulo no começo de dezembro. O show será dia 07/12 na mesma Vip Station do Setembro Negro.
Aproveitando para lembrar que em outubro tem turnê do Brujeria no Brasil. A formação da banda contará com Jeff Walker, do Carcass, retomando seu papel de “El Cynico”.
Ainda neste fim de ano, o Caliban, pioneiros do metalcore europeu, retornará à América do Sul depois de 16 anos. No Brasil, show único na Fabrique, em São Paulo, dia 06/12.
Enquanto aguardamos o Bangers Open Air soltar mais banda de seu elenco, a Dark Dimensions anunciou a primeira atração do seu próprio festival para o dia 08/02 na Burning House: a lenda do thrash metal da Bay Area, o renovado Vio-Lence. Outros três nomes devem ser anunciados, assim como a data do início da venda dos ingressos.
⚽ VAI ROLAR LÁ FORA 🎵
Dos fests mais legais da atualidade, o norte-americano Hell’s Heroes soltou seu elenco para a edição de 2026, que ocorre entre os dias 19/03 e 21/03 no White Oak Music Hall, em Houston, no Texas. No meio de tanta coisa legal, clássicos como Voivod, Loudness, Doro, Dirkschneider, além de tributos ao Bathory e ao Manilla Road, dividem espaço com bandas da nova geração como Crypt Sermon, Bat e The Watcher.
⚽ DO PESCOÇO PRA BAIXO É CANELA 🥾
Pitaco futebolístico de André Pase: como diria o filósofo Anderson Tcheco, “a nossa fase está tão ruim, as críticas tomaram uma proporção tão grande, que se a gente comprar um circo o anão cresce". Depois da lesão de Balbuena, que só deve voltar no ano que vem mesmo, agora o jovem Noriega sentiu a perna jogando pelo Peru. O universo conspira para a zaga jogar com dois canhotos para não escalar o baluarte Jémerson. E nem falamos do Pix das Estrelas porque o Jurídico não permite…
Pitaco futebolístico de Thiago Zuma: É uma delícia o fim de semana quando não tem o Corinthians para estragar.
🎵 CADA ENXADADA, UMA MINHOCA 🐛
Sugestão de André Pase: fora do metal, temos o novo disco de David Byrne e “Rodrigo José e Big Band”, novo ao vivo do astro desconhecido do interior paulista que sabe dar mojo para clássicos do brega e outras canções.
Sugestão de Thiago Zuma: Para entrar no clima de Setembro Negro, tem discos novos do Green Carnation, do Faetooth e dos brasileiros do Violator. Mas, se você for mais do tipo Bangers Open Air, também tem os trabalhos do renovado Primal Fear e de Glenn Hughes.
⚽ Ficamos por aqui nessa edição da newsletter. Obrigado pela leitura e pela atenção. Enquanto isso, siga-nos no Spotify, Apple Podcasts, Youtube e Instagram. Você pode tirar satisfações quase pessoalmente no Bluesky com o Thiago Zuma e com o André Pase. Não deixem de assinar a newsletter e o programa no seu tocador favorito!🎵