Newsletter #85: você piscou e saiu a nova* War Pigs
E a tour do Avenged Sevenfold (com Mr. Bungle) subiu no telhado...
🤘🏻 Esta newsletter é escrita e editada por André Pase e Thiago Zuma, divagadores do podcast, com um pouco do que agitou o mundo da música, futebol e derivados ou não nos últimos dias. Assim como no programa, o planejamento era de um jogo simples e direto, mas a gente é prolixo e às vezes exagera na troca de passes e chuta torto mesmo. 💀
Assine a newsletter e receba as atualizações semanais em seu e-mail. Se você já assina, encaminhe o e-mail para um amigo - é uma boa forma de você testar se não caiu na caixa de spam dos outros :)
🎧 PODCAST SOLADA - Episódio 91 - Bestiary, a aposta do Castle Rat 🎧
Depois de atrair olhares com o seu metal digno das páginas de Sonja e Conan, o Castle Rat lançou seu segundo disco. The Bestiary expande o conceito digno das histórias de fantasia, mas não simplifica o som. Analisamos essa aposta arriscada, mas que entrega bons momentos. Ouça no Spotify, Apple Podcasts ou veja pelo YouTube.
🤖 SE VOCÊ CONSTRUIR, ELE VIRÁ 🐷
Desculpe, señor Osbourne, mas precisamos falar essa frase… morto bom não esfria. Mal foi anunciada e já temos a versão de “War Pigs” do Judas Priest com a voz de Ozzy Osbournme. Respire fundo e olhe para a thumbnail do vídeo com calma.
A ideia é legal, o dindin que for arrecadado vai para a caridade, mas é um pouco estranho pela forma como saiu. Não sabemos o que foi aproveitado da voz (aparentemente temos um uso de alguma gravação original), mas fica a brincadeira “Lennon & McCartney” de ficar ouvindo e identificando quem canta quando.
Já reclamamos da imagem acima, mas bem que todos os envolvidos poderiam dar mais alguns detalhes da música, como quem produziu ou qual track de Ozzy foi usada. Isso interessa para uma kombi de pessoas, talvez uma van fretada, mas fica um pouco mais honesto e não tão mecânico. Seria até legal dar uma de Fab Four e fazer um vídeo bem curto contando como foi trabalhar com o material, todo o processo. Isso não macularia a imagem de nenhum dos envolvidos e ainda renderia bons royalties dos views.
(Sharon, contrata o Solada, não cobramos caro)
Ainda temos dois meses pela frente, mas já podemos dizer que 2025 foi o ano de Ozzy Osbourne.
💘JUNTOU OS TRAPINHOS🏳️🌈
Rob Halford revelou ter se casado com Thomas Pence, ex-oficial da Marinha dos Estados Unidos, com quem mantém relacionamento há cerca de 30 anos. O vocalista ainda lamentou a homofobia no país natal de seu marido, onde vivem juntos.
🚑 BOLETIM DO DEPARTAMENTO MÉDICO 🏥
O Avenged Sevenfold inicialmente transferiu sua primeira apresentação no continente, inicialmente marcada para 25/09 na Argentina e postergada para o dia 30/09, por uma então não revelada doença de um de seus integrantes.
No entanto, no final dessa sexta-feira, toda a excursão pela América do Sul foi adiada, incluídos os dois shows no Brasil - 02/10, em Curitiba, e 04/10, em São Paulo. Ainda não foram confirmadas as novas datas - o anúncio oficial fala em “início de 2026”, mas garante que os ingressos comprados seguem válidos. O motivo: hematoma nos pregos vocais do vocalista M. Shadows.
Horas depois, o Mr. Bungle reforçou a notícia triste, esfriando os ânimos de quem esperava alguma chance de um vôo solo da outra banda de Mike Patton.
Já o Ghost cancelou a primeira de suas três datas na Cidade do México devido a uma intoxicação alimentar de Tobias Forge. O jalapeño derrubou o capeta. As duas noites de show foram filmadas em película de 16mm, também conhecido como filme analógico.
🦶PENDUROU AS CHUTEIRAS⏳
O Watain, que deveria ter tocado no Setembro Negro deste ano, anunciou o encerramento de suas atividades. No entanto, o fim ocorrerá apenas em 20/09/2028 - isso mesmo, daqui a três anos -, após lançar um último disco. “Os os motivos serão dissecados ao longo dos três próximos anos”, diz o comunicado.
📢 SOLADA INFORMA: SUBSTITUIÇÃO NA BANDA 🎏
Uwe Lullis não é mais integrante da carreira solo de Wolf Hoffmann do Accept. O ex-guitarrista do Grave Digger deixou o grupo após mais de 10 anos na função, que agora ficará restrita a uma dupla formada pelo único membro fundador remanescente e alguém que ninguém se interessa em saber quem é.
👀 OLHO NO LANCE… 📽
No início de 2026, finalmente teremos o extremamente-aguardado documentário tentando explicar para ao mundo que o Europe não é só “The Final Countdown”. Esperamos que eles se lembrem dos jovens brasileiros que completaram dezoito anos na década de 80.
😵 TORCEDORES CALMA 🤑
O anúncio-de-anúncio é uma praga que não termina nunca, e o anunciante da vez é o Megadeth. Semana que vem, a banda lança a primeira prévia de seu “disco final”. Confira uns segundinhos de “Tipping Point”, caso você esteja morrendo de curiosidade:
Para colaborar com o inevitável fim do mundo, o baterista Charlie Benante postou uma foto em estúdio ao lado de Sammy Hagar e Chad Kroeger. Imagina o meteoro…
⚽ A BOLA ROLA 🏃♂️
O Kreator está de volta. “Seven Serpents” é o primeiro single do próximo disco, “Krushers of the World”, previsto para ser lançado em 16/01/2026. Feliz ano novo!
Do nada, a turma do ELDER soltou o EP “Liminality / Dream State Return”, com 18 minutos de prog metal que já tinha sido registrado em jams, mas agora ganhou um tratamento legal. Vale a viagem.
Indo para a outra metade do ELDOVAR: depois de ter lançado um disco esse ano que deixou a fanbase meio ressabiada, o Kadavar segue na tentativa de acalmar os ânimos. Quer dizer, nem tanto acalmar, pois “Total Annihilation”, segundo single do álbum “K.A.D.A.V.A.R.”, previsto para sair em 07/11, é uma pedrada na orelha que depois te faz viajar na concussão.
No espírito de collabs desta edição, Max Cavalera se juntou a Todd Jones, principal cara do NAILS, para o segundo single de “Chama”, o novo disco do Soulfly que sai em 24/10. Leva um tempinho para “Nihilist” fazer jus à escolha do convidado.
Outra praga dos tempos modernos são as versões deluxe de discos recém lançados com faixas bônus. O culpado da vez são os suecos do Arch Enemy, que lançou “Blood Dynasty” ainda em março deste ano. “Break The Spell” integrará a versão gourmetizada do álbum prometida para 10/10.
Para quem gosta de covers, os veteranos do Corrosion of Conformity lançaram a sua versão de “Fire And Water”, do Free. É o primeiro lançamento do projeto “Riffissippi Studio Jam Sessions”, que vai contar com versões feitas pela banda em estúdio sem a formalidade de um disco - enquanto pingam uns centavos por conta dos streamings.
📺 CHECANDO NO VAR 🧐
Juntando-se à zica de cancelamentos, o show do Xandria subiu no telhado. Por mais que a promotora brasileira tenha impulsionado em rede social de fotinha o anúncio da data em São Paulo, a turnê pela América Latina foi cancelada. A banda alemã alega não ter recebido o cachê combinado. Segundo a empresa, a culpa foi dos parceiros latinos, mas passou informações para o reembolso.
⚽ VAI ROLAR NO BRASIL 🎵
Não bastassem os cancelamentos, também não foi uma semana muito agitada na confirmação dos shows por essas bandas. De novidade mesmo, apenas o anúncio da apresentação do Artillery e do Atrophy juntos na Burning House, em São Paulo, no dia 23/11.
No mais, tivemos o anúncio das atrações de abertura para shows já confirmados. O repeteco do Linkin Park no Brasil vai ter como aquecimento o também repeteco da Poppy - ambos estiveram no país ano passado e voltam para apresentações nos dias 05/11 (Curitiba, no Estádio Couto Pereira), 08/11 (São Paulo, no Estádio MorumBIS) e 11/11 (Brasília, na Arena BRB Mané Garrincha).
Muito menos interessante será o Raimundos na abertura dos cinco shows do Guns N’ Roses no Brasil: em Florianópolis (Arena Opus, 21/10), São Paulo (Allianz Parque, 25/10), Curitiba (Pedreira Paulo Lemisnki, 28/10), Cuiabá (Arena Pantanal, 31/10) e Brasília (Arena BRB Mané Garrincha, 02/11).
O povo indie, porém, teve motivos para festejar com a confirmação de alguns sideshows de festivais em novembro. Duas das atrações do evento capitaneado pelo Weezer, dia 03/11, no Parque Ibirapuera farão shows próprios sozinho: o Mogwai toca sozinho no Circo Voador, no Rio de Janeiro, dia 05/11; já o Otoboke Beaver se apresenta no Cine Joia dia 31/10.
Alguns dias depois, o Yo La Tengo faz dia 10/10 no Cine Joia um show acústico após sua participação no Balaclava Fest na véspera (09/11), no Tokio Marine Hall.
⚽ VAI ROLAR LÁ FORA 🎵
Por outro lado, o mercado de shows gringos segue aquecidíssimo. A data que o Iron Maiden deixou sob mistério semana passada virou um mini-festival capitaneado pela banda no tradicional campo de Knebworth ao lado de The Darkness, The Hu, Airbourne e The Almighty em 11/07/26.
Melhor que muito festival por aí vai ser a turnê europeia juntando Kreator, Carcass, Exodus e Nails ajudando a derreter o gelo invernal nos meses de março e abril. Um mês antes, nos Estados Unidos, Opeth e Katatonia ajudarão a manter o clima cinzento no país excursionando juntos.
⚽ DO PESCOÇO PRA BAIXO É CANELA 🥾
Pitaco futebolístico de André Pase: não vou comentar nada ou o VAR chama. Favor manter a versão viva da estátua longe da Arena.
Pitaco futebolístico de Thiago Zuma: Perder para o lanterna só mostra o tamanho do buraco em que o time se encontra. A crise é dentro e fora do campo. Mas a torcida delira com um título da Copa do Brasil.
🎵 CADA ENXADADA, UMA MINHOCA 🐛
Sugestão de André Pase: Final de semana para pegar o livreto de “Lamb Lies Down on Broadway” e conferir a cremosa nova versão do clássico do Genesis.
Sugestão de Thiago Zuma: Não teremos mais uma semana como a última (que ainda teve o Scorpion Milk, do incansável Kvohst), mas a atual até tem seu valor com discos novos do Amorphis, Revocation, The Vintage Caravan, Vintersorg e até do Rage.
⚽ Ficamos por aqui nessa edição da newsletter. Obrigado pela leitura e pela atenção. Enquanto isso, siga-nos no Spotify, Apple Podcasts, Youtube e Instagram. Você pode tirar satisfações quase pessoalmente no Bluesky com o Thiago Zuma e com o André Pase. Não deixem de assinar a newsletter e o programa no seu tocador favorito!🎵







