Newsletter #89: Quanto vale o tributo?
De homenagem em homenagem, o "Angraverso" vai virando Covernation
🤘🏻 Esta newsletter é escrita e editada por André Pase e Thiago Zuma, divagadores do podcast, com um pouco do que agitou o mundo da música, futebol e derivados ou não nos últimos dias. Assim como no programa, o planejamento era de um jogo simples e direto, mas a gente é prolixo e às vezes exagera na troca de passes e chuta torto mesmo. 💀
Assine a newsletter e receba as atualizações semanais em seu e-mail. Se você já assina, encaminhe o e-mail para um amigo - é uma boa forma de você testar se não caiu na caixa de spam dos outros :)
🎧 Episódio 96 - 30 anos de Ozzmosis 🎧
A aposentadoria pode não ser aquilo que você imagina. Em um contexto confuso entre 1992 e 1995, Ozzy Osbourne transformou algumas faixas inicialmente pensadas como bônus para “Live & Loud” em um novo disco, voltando para a vida que desejou ter largado anos antes. Saudável, mas sem banda, a parceria com Steve Vai não funcionou e o que poderia ter sido um disco complicado resultou em “Ozzmosis”, lançado trinta anos atrás. Chamamos Perry Mason e olhamos com atenção para o último grande disco do madman, gravado por uma formação estelar.
Ouça no Spotify, Apple Podcasts ou veja pelo YouTube.
😶 A BATALHA PELA ALMA DE ANDRE MATOS 🫣
Se tem um mercado bem aquecido no Brasil, é o de homenagens a Andre Matos. Não que o vocalista, falecido em junho de 2019, não mereça ter seu legado celebrado. Mas, nesses últimos dias, a coisa parece ter saído do controle.
A maré começou com o anúncio de cinco datas do Shamangra para novembro agora. Vale lembrar, o projeto começou como uma jam num evento do fanzine de Luís Mariutti e chegou a ganhar vida própria, mas ela foi curta, pois a demanda não parecia tão forte assim por uma banda cover da carreira de Matos. Só que não, e agora foi, err, ressuscitado pelo ex-baixista do Angra e Shaman.
Eis que, para não ficar para trás, foi confirmada uma outra turnê para homenagear o “maestro”, dessa vez envolvendo músicos do quilate de Aquiles Priester, Edu Ardanuy e Thiago Bianchi, além de Fabio Laguna. Batizado humildemente de “All Metal Stars BR”, o projeto fará várias apresentações pelo Brasil em março de 2026.
O elenco estrelado será completado por Guilherme Torres e Saulo Xakol, guitarrista e baixista, respectivamente, do Noturnall, além de Dani Matos, irmão do saudoso cantor.
Dani Matos, aliás, hoje é o baixista do Viper, substituindo o também falecido fundador Pit Passarell no primeiro grupo do irmão. Pelo menos a banda paulista, que parece ter dado um tempo desde que abriu para o Angra no início do semestre, não anunciou nenhuma turnê para competir nessa “batalha das bandas cover”. Falta só um Mionzinho.
Enquanto isso, o AngrA verdadeiro segue o seu hiato. O próximo passo é um festival com todas essas bandas juntas para marcar a volta do original.
⌚ MINUTO DE SILÊNCIO ⚰
Enquanto o mundo fazia suas justas homenagens a Ace Frehley, foi anunciada a morte do baixista do Limp Bizkit, Sam Rivers. O músico de 48 anos já estava sob cuidados médicos por doença considerada grave e sofreu uma parada cardíaca fatal no sábado passado (18/10). Ao que tudo indica, a banda não deve cancelar sua vindoura turnê latino-americana, com passagem no Brasil para show único em São Paulo no dia 20/12, no Allianz Parque. Nenhum substituto foi confirmado.
No domingo passado (19/10), morreu aos 73 anos o baixista Anthony Jackson, que colaborou com artistas do porte de Madonna, Milton Nascimento e Al Di Meola.
Nesta quarta-feira (22/10), faleceu Dave Ball aos 66 anos, tecladista e produtor no duo de música eletrônica Soft Cell. A causa da morte não foi divulgada, mas seu parceiro Marc Almond publicou que o músico estava doente e sua saúde vinha piorando havia um tempo.
Na última quinta-feira (23/10), a vocalista Marcie Free, do Unruly Child, foi encontrada morta em sua casa, aos 71 anos, de acordo com relato de Heidi Thompson, sua ex-esposa. A morte também foi confirmada por Bruce Gowdy, guitarrista com quem ela fundou a banda ainda nos anos 90, antes da transição de gênero realizada durante o hiato do grupo no meio daquela década - ela retornaria ao posto a partir de 2010. Enquanto se chamava Mark Free, nos anos 80, ela teve sucesso moderado com o King Kobra, ao lado do lendário baterista Carmine Appice (Cactus, Vanilla Fudge, Ozzy Osbourne).
Na terça-feira da semana anterior (14/10), morreu o desenhista Drew Struzan, autor da capa icônica dos discos “Sabbath Bloody Sabbath” e “Welcome to My Nightmare”. O artista norte-americano de 78 anos sofria com as complicações da doença de Alzheimer. Ele também foi responsável por cartazes de filmes históricos como “Blade Runner”, “Indiana Jones”, “De Volta Para o Futuro”, “Os Goonies”, além do primeiro “Star Wars” no final dos anos 70.
🦶PENDUROU AS CHUTEIRAS⏳
Quer dizer, não exatamente, mas até pareceu isso. Prestes a encerrar uma turnê pelos Estados Unidos neste mês e com disco ao vivo (“Paradise Live”) prometido para ser lançado em 16/01/2026, The Cult anunciou que vai dar um tempo nos shows para recarregar as baterias. Apesar de mencionar que devem trabalhar em músicas novas no futuro, a postagem em redes sociais foi melancólica além da conta.
Quem encerrou mesmo as atividades foi o Cannabis Corpse, após quase vinte anos como uma banda subestimada de death metal por causa do nome e as paródias à base da erva para clássicos do estilo.
👨💼PEQUENAS EMPRESAS, GRANDES NEGÓCIOS💳
Bom, com o sucesso de Back to the Beginning, não seria do feitio de Sharon Osbourne deixar essa bola pingando, né? Pois bem, o evento pode se tornar um festival recorrente. Ou não. Mas a empresa que administra o legado de Ozzy fez um pedido nos Estados Unidos para registrar o nome e o merchandise associado. Economizamos Esperamos pelas cenas dos próximos capítulos.
💰MERCADO DA BOLA✍️
A mídia britânica - nunca lá muito confiável - alega que o baterista Mick Fleetwood tenta uma reunião do Fleetwood Mac para 2027. O projeto incluiria show único em um estádio como homenagem a Christine McVie, vocalista falecida em 2022, além de um especial de TV e documentário baseado no período no qual “Rumours”, que completará então 50 anos, foi gravado.
🔄 SUBSTITUIÇÃO NA BANDA 🤔
Chegou ao final a segunda passagem do baterista Dave McClain pelo Sacred Reich. Depois de sair pela primeira vez para integrar o Machine Head na segunda metade dos anos 90, o músico dessa vez apenas disse que “vai seguir a vida”, sem maiores planos ou brigas. Na lendária banda texana de thrash metal, o brasileiro Eduardo Baldo assume interinamente as baquetas. O grupo ainda anunciou um novo disco a ser lançado em 2026 pela Metal Blade Records.
Ainda no atabalhoado mundo de bateristas de 2025: para o alívio de Andreas Kisser, durou pouco a passagem de Greyson Nekrutman no Trivium. A banda norte-americana anunciou que Alex Rüdinger (ex-Whitechapel) assumirá as baquetas na próxima turnê e na gravação do próximo disco do grupo.
🎓 PLANTÂO DO STJD ⚖
Você é do tempo de digitar o endereço de um site para visitá-lo? Pois é, o Slipknot guardou mágoa por mais de vinte anos de quem roubou o seu “pontocom”, mas agora decidiu ir resolver a treta na justiça com o dono do domínio.
⚽ A BOLA PEDINDO “ME CHUTA” 💸
Tá com um dinheirinho sobrando? Então vai lá e compra os bagulho tudo que Jeff Waters está vendendo. Tem desde coleção de guitarras até estúdio. O guitarrista e homem-banda do Annihilator diz que não é divórcio nem aposentadoria. Apenas desapego.
😵 TORCEDORES CALMA 🤑
Se você conheceu Dream Theater por meio das plataformas de streaming e estava esperando por uma chance de comprar tudinho num montão no fundo do ano em mídia física, seus problemas acabaram: o grupo anunciou um box-set com 14 CDs incluindo QUASE toda a sua discografia. Se o seu negócio é vinil, os discos lançados entre 1992 e 2016 foram divididos em três volumes distintos. No site da gravadora, duas dessas quatro caixas já estão esgotadas. Agora fazer isso com os B-Sides e demos compilados pela Ytsejam Records, nada 😏
⚽ A BOLA ROLA 🏃♂️
Para acompanhar o anúncio de uma megatour pelos estádios da América do Norte ao lado de Queens of the Stone Age em 2026, o (VETADO PELO JURÍDICO) Foo Fighters soltou um single novo, “Asking for a Friend”.
Seguindo com músicos superestimados que se acham gênios, Maynard James Keenan vai lançar mais um disco com o Puscifer. “Normal Isn’t” sai só em 06/02/2026, mas o primeiro vídeo, “Self Evident”, foi disponibilizado essa semana:
Ainda na seara de bandas hypadas além do necessário, o Bad Omens soltou um single novo, “Dying for Love”. Nada ainda sobre um disco novo.
Bora buscar refúgio no querido underground, então. Os portugueses do Gaerea anunciaram seu novo disco, “Loss”, para 20/03/2026, e soltaram um vídeo para seu post-black metal em “Hellbound”.
Jogando o pretensiosismo na lata de lixo, a música nova dos escoceses do Hellripper, “Kinchyle (Goatkraft And Granite)” tem riffs velozes e só quer chacoalhar a sua cabeça.
Já os suecos do Hällas anunciaram seu disco novo, “Panorama”, para 30/01/2026, e lançaram a primeira prévia, “The Emissary”:
O Testament mal lançou seu disco novo e já soltou um cover do Metallica. “Seek & Destroy” integrará um disco-tributo a Kill’Em All que sairá em 14/11 e terá Saxon, Motörhead, Raven, Soen e até Dave Ellefson.
Para encerrar no modo “aqui é trabalho, meu filho”, lembramos que o workaholic Max Cavalera lançou o disco novo do Soulfly, “Chama”, que até ganhou versão física nacional. Além disso, o brasileiro vai sair trabalhando dobrado na turnê “Favela Dystopia” com seu projeto de metal bruto Go Ahead and Die. E, ainda assim, soltou “Piledriver”, uma música com o Cavalera Conspiracy celebrando Zangief, sim, o russo do “Street Fighter”.
⚽ VAI ROLAR NO BRASIL 🎵
Para confirmar de vez a teoria de que nu-metal é o novo classic rock, o Korn anunciou semana passada um show único Brasil ao lado de Spiritbox e Seven Hours After Violet. O retorno do grupo ao Brasil após quase dez anos acontecerá no Allianz Parque, em São Paulo, em 16/05/26.
Quem também voltará a São Paulo em 2026 é o festival Primavera Sound. A terceira edição brasileira foi marcada para 05/12/26 e 06/12/2026 no Autódromo de Interlagos. Nenhuma atração foi anunciada, apenas a troca da empresa organizadora.
Voltando para o ano corrente, Poppy, que, além de lançar cover de natal do Wham! e single novo, “Unravel”, recentemente também havia sido anunciada como atração de abertura para os shows do Linkin Park no Brasil, aproveitou a viagem e agendou uma apresentação solo em São Paulo, dia 06/11, no Cine Joia.
Seguindo com a mulherada, a Crypta sai ainda este ano em turnê pela América Latina, que passa pelo Brasil em dezembro com três shows já confirmados até o fechamento desta edição: dia 05/12 em Belo Horizonte (Mister Rock), dia 06/12 em Brasília (Toinha) e dia 07/12 em Belém (Botequim). A guitarrista da vez ainda não foi anunciada - por outro lado, a ex Jessica Falchi anunciou um EP instrumental para 2026.
Já que falamos de 2026 de novo: a ex-Nightwish Anette Olzon mal acabou de fazer show no Brasil e já agendou uma volta no ano que vem. Serão três apresentações acompanhadas de orquestra e coral: 24/09 no Teatro Ney Soares em Belo Horizonte; dia 26/09, no Teatro APCD, em São Paulo; e, finalmente, 29/09, no Teatro Clara Nunes, no Rio de Janeiro.
⚽ VAI ROLAR LÁ FORA 🌍
Se até o Bon Jovi resolveu excursionar pelos Estados Unidos em 2026, o Rush deixou a timidez de lado e anunciou mais uma cacetada de shows em sua turnê de 50+, tudo ainda no ano vindouro, e nos deixou razoavelmente esperançosos por uma visita nesse lado pobre do mundo em 2027.
Por outro lado, as datas no ano que vem para a América do Norte do Iron Maiden, com abertura do Megadeth e Anthrax, jogam por terra a possibilidade de o grupo ser headliner do Rock in Rio em 2026. A apresentação final no México - sem a dupla menor do Big 4 - foi marcada para outubro, deixando a bola quicando para o giro ser estendido sul-abaixo.
⚽ DO PESCOÇO PRA BAIXO É CANELA 🥾
Pitaco futebolístico de André Pase: são 9 pontos necessários em mais 9 jogos. Como a equipe é incapaz de marcar gols sem Arthur e conta com a capacidade cognitiva de Kike Oliveira, a única saída possível é escalar 10 zagueiros por jogo.
Pitaco futebolístico de Thiago Zuma: Sábado tem final na Bahia. Duro é convencer o elenco de que precisa levar a sério um jogo de seis pontos na fuga do rebaixamento numa semana na qual ficou delirando com final no Maracanã da Copa do Brasil após o sorteio dos mandos da semifinal.
🎵 CADA ENXADADA, UMA MINHOCA 🐛
Sugestão de André Pase: como diz o Thiago, é final de ano e chegou a hora de lançar boxes e remasters para comprar na black fraude e dar de presente aos vovôs que ainda gostam de mídia física. Temos um novo mix para “Lizard”, terceiro disco do King Crimson lançado em 1970, e a caixinha delicinha de 50 anos de “Dressed to Kill”. Mais uma vez o KISS consegue fazer aquele remaster que tudo está super nítido, mas fica uma camadinha meio falsa de ruídos para lembrar que o material é de ontem.
Sugestão de Thiago Zuma: “Eletric Nebraska” finalmente está entre nós e nada mais deveria importar. Mas, pra quem gosta de nu-metal, metalcore e adjacências, tem trabalhos novos de Serj Tankian, Soulfly, The Acacia Strain e Coldrain. Além disso, sobra o lendário Wino, o ultra-pesado Conjurer e o Mammoth, a banda do filho-do-homem. E ainda há vida no univers’indie com Lemonheads (a banda do genro do Renato Teixeira) e The Last Dinner Party.
⚽ Ficamos por aqui nessa edição da newsletter. Obrigado pela leitura e pela atenção. Enquanto isso, siga-nos no Spotify, Apple Podcasts, Youtube e Instagram. Você pode tirar satisfações quase pessoalmente no Bluesky com o Thiago Zuma e com o André Pase. Não deixem de assinar a newsletter e o programa no seu tocador favorito!🎵





