Newsletter #90: Monsters of Rock volta com Guns N' Roses em 2026
Anúncio de edição do festival no ano que vem surpreende; seu headliner, nem tanto.
🤘🏻 Esta newsletter é escrita e editada por André Pase e Thiago Zuma, divagadores do podcast, com um pouco do que agitou o mundo da música, futebol e derivados ou não nos últimos dias. Assim como no programa, o planejamento era de um jogo simples e direto, mas a gente é prolixo e às vezes exagera na troca de passes e chuta torto mesmo. 💀
Assine a newsletter e receba as atualizações semanais em seu e-mail. Se você já assina, encaminhe o e-mail para um amigo - é uma boa forma de você testar se não caiu na caixa de spam dos outros :)
🎧 Episódio 97 - 30 anos de Dead Winter Dead 🎧
A guerra da Bósnia mostrou ao mundo uma consequência triste das mudanças vividas no Leste Europeu. Entre abril de 1992 e dezembro de 1995, a desintegração da Iugoslávia acentuou a transformação em inimigos mortais de grupos que conviviam em conjunto. Inspirado em histórias reais, o Savatage começava uma trilogia informal de discos baseados em notícias. Dead Winter Dead saiu semanas antes do fim do conflito, e mostrou uma banda ainda em reconstrução, mas com um objetivo claro. E uma certa birra da mídia dos anos 90 com o metal oitentista vai resultar em outra banda, mas esta é mais uma das histórias que contamos neste episódio.
Ouça no Spotify, Apple Podcasts ou veja pelo YouTube.
👹A MESMA PRAÇA, O MESMO BANCO… 🌹
No sábado passado, enquanto o público aguardava a maratona do Guns N’ Roses no Allianz Parque, a Mercury Concerts, promotora do show, surpreendeu o público e anunciou uma edição do Monsters of Rock para 2026, no dia 04 de abril, em São Paulo.
A boataria começou a correr forte, principalmente sobre um retorno da banda de Axl Rose para um show em uma cidade do interior de São Paulo no primeiro semestre de 2026. Nessa sexta-feira, o Monsters of Rock confirmou que o rumor tinha um fundo de verdade.
Não é como se um festival como o Monsters of Rock tivesse muitas opções. A edição de 2025, com um repeteco do Scorpions promovido para atração principal, não teve tanto público quanto a de 2023, encabeçada pelo até-o-fechamento-desta-edição-aposentado Kiss. Os mascarados também retornavam ao país após show um ano antes.
Vislumbramos apenas outros três nomes, ainda na ativa, com o mesmo apelo: 1) O Iron Maiden, mas já com turnê pelo continente encaminhada para o segundo semestre; 2) O AC/DC, ao que tudo indica, deve anunciar shows no país para março do ano que vem; 3) Metallica, mas também com boatos de um retorno solo a estes lados no primeiro semestre de 2026.
Encabeçado pelo Guns N’ Roses, o Monsters of Rock acontecerá em 04/04, mas não teve local revelado, nem há previsão para o início da venda dos ingressos. Também não foram confirmadas outras bandas do elenco pela produtora.
Sabemos, no entanto, que Megadeth e Helloween não deverão estar entre elas. A banda norte-americana anunciou sua turnê de despedida pela América Latina, confirmando o show como anunciado durante a espera por Axl Rose, Slash e cia. no último sábado.
Com apresentação única em São Paulo, a trupe de Dave Mustaine tocará no Espaço Unimed, no dia 02/05/2026. Os ingressos estarão disponíveis ao longo da próxima semana.
Já quanto ao Helloween, apesar de seu baixista Markus Grosskopf ter dito em entrevistas que o grupo estaria na América do Sul no primeiro semestre de 2026, a mesma organizadora do Monsters confirmou turnê pelo Brasil em setembro do próximo ano ainda no Allianz Parque, sábado passado. Não dá para botar a mão no fogo por duas visitas em tão pouco tempo, mas também não seria algo inédito.
Com Guns N’ Roses normalmente tocando por mais de três horas, fica difícil saber quantas atrações deverão se apresentar antes no Monsters of Rock. Não tem sido do feitio do festival em suas edições recentes ter bandas brasileiras, nem apostar em nomes sem bagagem.
Nesse caminhão de anúncios (e boatos) de peso, não foi lá tão animador o Bangers Open Air confirmar a volta do headliner de 2024, Within Temptation, como atração principal do Ice Stage, o segundo palco do festival, no ano que vem. As bandas Feuerschwanz e Eluveitie também foram anunciadas para a edição de 2026.
A organização promete soltar o elenco completo do festival ainda neste mês de novembro. Como já dissemos na edição #86 da newsletter, essa marcha lenta não ajuda muito. Enfrentando uma competição pesada no mesmo período em São Paulo, pode ser tarde demais para quem não mora na cidade escolher o Bangers como a sua viagem. Seguimos torcendo para estarmos errados.
🚑 BOLETIM DO DEPARTAMENTO MÉDICO 🏥
O cantor e compositor Lô Borges, de 73 anos, está internado em Belo Horizonte desde o dia 17/10 após um mal estar devido a intoxicação por medicamentos. Apesar do quadro estável, seu estado é grave e não tem previsão de alta.
🦶PENDUROU AS CHUTEIRAS⏳
O guitarrista Steve Morse, 71 anos, revelou que sua artrite nos dedos tem piorado e, assim, não descarta ter se aposentado dos palcos com o final de sua atual turnê, ocorrida domingo passado (26/10), nos Estados Unidos. O músico pretende continuar compondo e fazendo uma participação ou outra como convidado.
👨💼PEQUENAS EMPRESAS, GRANDES NEGÓCIOS💳
A nova moda em São Paulo são as “lojas pop-up” de bandas que vão tocar na cidade. O Linkin Park, com show marcado no MorumBIS dia 08/11, vai ter um quiosque entre 05/11 e 09/11 aberto no E-Lab (Rua Augusta, 792, Consolação). Semana passada, o Oasis havia anunciado a sua tenda, de 20/11 a 28/11, no Projeto 2005, (Rua Martim Carrasco 66, Largo da Batata, Pinheiros). Ainda não entendemos porque você precisa de uma camiseta nova quando o traje oficial é uma parká caqui antiga, mas dá até para reservar a visita pelo site oficial dos britânicos, que tocam no mesmo estádio nos dias 22/11 e 23/11.
🎩 CARTOLAS EM AÇÃO 🤑
Estaria a gigante mundial das turnês Live Nation comprando a brasileira 30e?
📚 SÓ NA RESENHA ✍
“A Screaming Life: Into the Superunknown With Soundgarden And Beyond” é o livro de memórias escrito por Kim Thayil, com auxílio do jornalista Adem Tepedelen, vai ser lançado em maio de 2026.
O Soundgarden, que entrará no Rock’n’Roll Hall of Fame este ano, se apresentará na cerimônia acompanhada das cantora Brandi Carlile, e Taylor Momsen (The Pretty Reckless), além de Jerry Cantrell (Alice in Chains), Mike McCready (Pearl Jam), Nancy Wilson (Heart) e seu baixista original, Hiro Yamamoto.
🔄 SUBSTITUIÇÃO NA BANDA 🤔
Não é como se muita gente desse atenção, mas acabou reverberando ao longo da semana a treta na Dogma, a banda de hard rock meio gótico formado por freiras sexys e anônimas. As três musicistas que foram substituídas no grupo revelaram suas identidades e criticaram o empresário.
No perfil oficial do Instagram, a banda soltou um comunicado que não entra em muitos detalhes, apenas nega as acusações, agradece colaboradores passados e vida que segue.
⚽ A BOLA PEDINDO “ME CHUTA” 💸
O disco final do Megadeth vai ter um cover do… próprio Dave Mustaine, talvez ele gostaria de ter dito. Na real, o disco trará como faixa bônus uma versão para “Ride the Lightning”, daquela banda. Para quem não se lembra, a música tem créditos do guitarrista na composição. Mustaine disse à revista inglesa Metal Hammer que foi um jeito de homenagear aos ex-companheiros e “fechar o ciclo”.
⚽ A BOLA ROLA 🏃♂️
Numa semana nada movimentada em termos de músicas novas interessantes, o Kreator soltou a segunda prévia de “Krushers Of The World”, previsto para 16/01/26. Confira “Tränenpalast”, que tem a participação de Britta Görtz, do Hiraes.
Já a guitarrista Jéssica Falchi soltou sua primeira música após ter saído da Crypta, “Moonlace”.
📺 CHECANDO NO VAR 🧐
Neste domingo (02/11), o festival Scream Invasion deveria ter o Black Veil Brides como atração principal, mas a banda cancelou toda a sua turnê latino-americana e o evento acabou indo por água abaixo. Silvestein e Underoath também tocariam nele, mas já haviam pulado fora. A organização diz já estar reembolsando os ingressos.
O The Black Dahlia Murder cancelou sua turnê pela América Latina, que ocorreria em dezembro ao lado do Gatecreeper, após as datas terem sido adiadas em fevereiro pela doença do vocalista Brian Eschbach. O grupo fala em voltar em 2026. Nenhuma palavra dos organizadores nem da ticketeira, nem do próprio Gatecreeper.
⚽ VAI ROLAR NO BRASIL 🎵
Também anunciado no Allianz Parque sábado passado, Bryan Adams, se apresentará no país em quatro cidades: dia 06/03 no Qualistage, no Rio de Janeiro; dia 07/03 na Vibra, em São Paulo; dia 09/03, na Live Curitiba, na capital paranaense; e dia 11/03, no Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre. Os ingressos estarão disponíveis ao longo da próxima semana.
O Orchid, pioneiro do screamo e do emoviolence (não a banda de doom), toca dia 24/01, na City Lights, em São Paulo.
Teremos também o Ill Niño dia 30/04 em Curitiba (Tork N’ Roll). dia 01/05 em São Paulo (Audio) dia 02/05 no Rio de Janeiro (Sacadura) e 03/05 em Belo Horizonte (Mister Rock). Ainda não temos informações sobre ingressos.
Pra fechar a lista, Touché Amoré, que tocou este ano em São Paulo, faz repeteco em 2026 no dia 12/09, no Cine Joia, também na capital paulista
⚽ VAI ROLAR LÁ FORA 🌍
Em 26/02/2026, os membros remanescentes do Children of Bodom farão um show comemorativo para celebrar o legado de Alexi Laiho, falecido em 2020. O evento será no clube Tavastia, em Helsinque, na Finlândia, com o reforço de Samy Elbanna, guitarrista e vocalista do Lost Society.
⚽ DO PESCOÇO PRA BAIXO É CANELA 🥾
Pitaco futebolístico de André Pase: Presidenciável apelando para uma possível vinda de Benzema chega a ser engraçado. Fora isso, a baixa capacidade cognitiva de Kike Oliveira só confirma a baixa capacidade cognitiva coletiva de todos que endossaram a sua vinda. Em tempo, 45 é logo ali.
Pitaco futebolístico de Thiago Zuma: Com o risco de rebaixamento praticamente afastado, o caminho nas rodadas finais da série A deveria ser de consolidação para chegar com força na semifinal da Copa do Brasil. Veremos se vai ser assim ou o Corinthians proporcionará semanas de raiva e melancolia.
🎵 CADA ENXADADA, UMA MINHOCA 🐛
Sugestão de André Pase: finalmente temos “Opus Diabolicum - The Orchestral Show”, o show dos portugueses do Moonspell com a Orquestra Sinfonietta de Lisboa.
Sugestão de Thiago Zuma: Vale ver no cinema “Springsteen: salve-me do desconhecido”, biopic que dramatiza a jornada do Boss quando gravou “Nebraska”: com boas atuações, não chega a ser musical, apesar de denso e um pouco longo demais. Dos lançamentos musicais, disco novo do Primitive Man, Yellow Eyes e Howling Giant, além do Avatar, Creeper e um EP do Trivium.
⚽ Ficamos por aqui nessa edição da newsletter. Obrigado pela leitura e pela atenção. Enquanto isso, siga-nos no Spotify, Apple Podcasts, Youtube e Instagram. Você pode tirar satisfações quase pessoalmente no Bluesky com o Thiago Zuma e com o André Pase. Não deixem de assinar a newsletter e o programa no seu tocador favorito!🎵









