Newsletter #91: Listen to the money talk
Mesmo com preço criminoso, ingressos para três shows do AC/DC esgotam em menos de um dia
🤘🏻 Esta newsletter é escrita e editada por André Pase e Thiago Zuma, divagadores do podcast, com um pouco do que agitou o mundo da música, futebol e derivados ou não nos últimos dias. Assim como no programa, o planejamento era de um jogo simples e direto, mas a gente é prolixo e às vezes exagera na troca de passes e chuta torto mesmo. 💀
Assine a newsletter e receba as atualizações semanais em seu e-mail. Se você já assina, encaminhe o e-mail para um amigo - é uma boa forma de você testar se não caiu na caixa de spam dos outros :)
🎧 Episódio 98 - O disco do cachorro do Alice in Chains 🎧
“Alice in Chains”, terceiro disco da banda de Seattle, tinha tudo para ser um completo desastre. Era uma banda em fim de ciclo, dominada por vícios e pressionada para entregar mais um disco. O quarteto acaba encontrando uma saída temporária no estúdio, resultando no álbum também chamado de “Tripod”. Vale voltar no disco, mesmo criado debaixo de uma tempestade de heroína e crises de relacionamentos e amizades. No fim do programas, repassamos um pouco o grunge no geral. Além disso, comentamos o retorno do AC/DC no Brasil e o Gunsn’Roses que provavelmente já tem CPF. Em tempo, este é um episódio um pouco pesado, não pense duas vezes antes de pedir ajuda.
Ouça no Spotify, Apple Podcasts ou veja pelo YouTube.
💸 MONEYTALKS 🚓
Em menos de uma semana, a lenda do retorno do AC/DC virou um combo de três shows com correria digna daquela loirinha que tem mais palavrão em música do que o Ghost. Assim como ela, com uma boa dose de ganância também.
Um dedo de prosa antes. Você está livre para dizer “ah, mas vocês estão reclamando disso e estavam comemorando a volta do Rush”. São idosos em situação diferente, apesar que ambos estão presos na Ticketmaster. Ajuda eles, Eddie Vedder.
Serão três shows no MorumBIS, em 24/2/25, 28/2 e 04/3. A tabela de preços foi mais assustadora do que temporal de verão paulista:
Além do crime que é a pistavipização inteira com aquela divisão randômica vista nos shows da turma que torce pro time do Guardiola, essa tabela de preços deveria provocar revolta. Ledo engano, provocou mais correria entre a galera e a manhã mal tinha terminado quando recebemos o anúncio do fim das vendas para o segundo show, seguida da confirmação da outra data. Nós faríamos uma piada que tem showgirl com inveja, mas nem ela que (VETADO PELO JURÍDICO) faz um crime como esse.
Ah, os golpes de antes não incluem os 20% da taxa de conveniência se você pegar online. Ou você perde uma manhã indo no estádio da Vila Sônia ou morre com 300 contos.
Vai ser legal? Vai, apesar de tudo a banda ainda tem muita lenha para queimar e é um senhor show. Além do fator ao vivo, é uma banda que sabe como mexer com a galera. Agora, também é um grupo que está em condições de jogo bem diferente do passado recente. Temos Chris Chaney no lugar de Cliff Williams no baixo e Matt Laug reproduz o trabalho de Phil Rudd na bateria.
Em tempo, quando fomos escrever esta nota veio a confirmação que a terceira noite também esgotou. Nem vamos colocar o link para a compra de ingressos depois dessa. No final da tarde de sexta, apareceram mais alguns ingressos para alguns setores. Ainda tem, mas precisa dar uma procurada.
No final das contas, é como diz a música, “got you by the balls”.
🏟️ POMPÉIA PARA TODOS 🌋
Definitivamente, o Savatage virou a banda do resto do ano da turma da Trans-Siberian Orchestra. A banda anunciou uma tour pela Europa, com um show com orquestra na mítica cidade italiana transformada em palco pela turma do Pink Floyd. Nessa mesma semana, o Opeth também confirmou um show por lá com abertura do Blood Incantation. E ainda teremos dois shows do Marillion por lá também.
😭 MINUTO DE SILÊNCIO 🪟
Infelizmente, Lô Borges não resistiu mesmo e morreu na última segunda-feira, dia 03/11. Um dos lendários fundadores do Clube da Esquina, o músico tinha 73 anos e estava internado desde 17/10 após uma intoxicação por medicamentos. No perfil oficial de Milton Nascimento, que hoje sofre de Mal de Parkinson, foi postada uma bonita homenagem ao eterno parceiro com o qual fundou o grupo:
🎩 CARTOLAS EM AÇÃO 🤑
E saiu a lista dos indicados ao Grammy, aquele prêmio que só o Dream Theater presta atenção… até porque rolou outra indicação. A lista dos finalistas foi divulgada nesta sexta e a premiação será só no ano que vem, em 1º de fevereiro. Vamos aos indicados que contam:
Melhor Performance de Metal
- “Night Terror”, Dream Theater
- “Lachryma”, Ghost
- “Emergence”, Sleep Token
- “Soft Spine”, Spiritbox
- “BIRDS”, Turnstile
Melhor Performance de Rock
- “U Should Not Be Doing That”, Amyl and The Sniffers
- “The Emptiness Machine”, Linkin Park
- “NEVER ENOUGH”, Turnstile
- “Mirtazapine”, Hayley Williams
- “Changes (Live From Villa Park) Back To The Beginning”, YUNGBLUD Featuring Nuno Bettencourt, Frank Bello, Adam Wakeman
Melhor Música de Rock
- “As Alive As You Need Me To Be”, Trent Reznor & Atticus Ross (Nine Inch Nails)
- “Caramel”, Vessel1 & Vessel2 (Sleep Token)
- “Glum”, Daniel James & Hayley Williams (Hayley Williams)
- “NEVER ENOUGH”, Daniel Fang, Franz Lyons, Pat McCrory, Meg Mills & Brendan Yates (Turnstile)
- “Zombie”, Dominic Harrison & Matt Schwartz (YUNGBLUD)
Melhor Álbum de Rock
- “private music”, Deftones
- “I quit”, HAIM
- “From Zero”, Linkin Park
- “NEVER ENOUGH”, Turnstile
- “Idols”, YUNGBLUD
Melhor Performance de Música Alternativa
- “Everything Is Peaceful Love”, Bon Iver
- “Alone”, The Cure
- “SEEIN’ STARS”, Turnstile
- “mangetout”, Wet Leg
- “Parachute”, Hayley Williams
Melhor Álbum de Música Alternativa
- “SABLE, fABLE”, Bon Iver
- “Songs Of A Lost World”, The Cure
- “DON’T TAP THE GLASS”, Tyler, The Creator
- “moisturizer”, Wet Leg
- “Ego Death At A Bachelorette Party”, Hayley Williams
Ainda tem outras disputas interessantes, como Nine Inch Nails contra “Guerreiras do K-Pop” em melhor música para mídia visual.
🎓 PLANTÂO DO STJD ⚖
O antigo empresário do Guns N’Roses, Alan Niven, escreveu “Sound N’ Fury: Rock N’ Roll Stories”, sua autobiografia prometendo contar todos os podres da fase de maior sucesso da banda, quando ela esteve sob seu comando. Ele alega que a trupe de Axl Rose tem tentado boicotar a publicação do livro, que estava agendado para sair em 05/07 - a data agora é 31/03/26. A treta foi parar na justiça.
📚 SÓ NA RESENHA ✍
“Chaos A.D.” virou narrativa. O disco é o novo volume daquela série bacana “O livro do disco”, editada pela Cobogó no Brasil. Além das tradicionais lojas online, dá pra comprar pelo site da editora - só podia ser um pouquinho menos salgado.
😵 TORCEDORES CALMA 🤑
Daquelas colaborações que dão até frio na espinha: Henry Rollins (Black Flag, Rollins Band) e Ian MacKaye (Minor Threat, Fugazi) se juntaram em estúdio para lançar um mini-álbum de quatro músicas, sob supervisão de Don Zientara (lendário produtor da Dischord Records) e participação de Edward Janney (Rites of Spring). Rollins, que é responsável pelo layout do projeto, não deu a previsão de lançamento.
⚽ A BOLA PEDINDO “ME CHUTA” 💸
Não é novidade que o Kiss vai à jugular da carteira dos seus fãs. Mas, com 8 LPs incluindo shows completos e ensaios, além do disco remasterizado para áudio em blu-ray, entre outros bagulhinhos, o anunciado box-set de 50 anos do clássico disco “Alive!” parece ser imperdível mesmo.
⚽ A BOLA ROLA 🏃♂️
Enquanto Kerry King trabalha nas letras para o seu segundo disco solo, seu vocalista Mark Osegueda lançou com o Death Angel um novo single, “Cult Of The Used”, para lembrar a galera de que a lenda da Bay Area sai em turnê celebrando seu “Act III” pelos Estados Unidos no fim deste mês de novembro. Confira o vídeo:
Quem também está de música nova para lembrar a galera que vai sair em turnê é o Evergrey. “Oxygen” marca a estreia do baterista Simen Sandnes e precede o giro pela Europa ao lado do Katatonia.
Seguindo no terreno progressivo, os holandeses do Textures anunciaram para 23/01/2026 o lançamento de “Genotype”, seu primeiro disco desde “Phenotype”, de 2016. Confira “At The Edge Of Winter”, com participação de Charlotte Wessels (ex-Delain):
Podem tentar cancelar a banda, mas o Mayhem segue em frente e anunciou “Liturgy Of Death”, seu novo álbum, para 06/02/2026. A primeira música, “Weep For Nothing”, já está entre nós:
K.K. Downing pode ter só desperdiçado o nosso tempo com aquela sua versão de Judas Priest ao lado de Tim “Ripper” Owens, mas pelo menos tem dado suporte a uma banda legal, o Tailgunner, que vai lançar seu segundo álbum, “Midnight Blitz”, também em 06/02/2026, e já soltou um vídeo para a faixa-título:
As festas de fim de ano estão chegando, e o apaixonado Dave lançou mais uma música para celebrar o período, “Dreaming Of You”, com o Venamoris, seu projeto ao lado da esposa, Paula.
📺 CHECANDO NO VAR 🧐
Falando em tradição, Morrissey cancelou toda a sua turnê pela América Latina - “extremo esgotamento” foi a causa da vez -, que passaria por São Paulo no próximo dia 12/11. Informações sobre o reembolso no site da ticketeira.
⚽ VAI ROLAR NO BRASIL 🎵
A “We Are One Tour” vai juntar Pennywise e Millencolin por cinco shows no Brasil em março do ano que vem. A banda canadense Mute e as brasileiras de “The Mönic” também se apresentam em Porto Alegre (URB Stage, 24/03), Florianópolis (Life Club, 25/03), Curitiba (Piazza Notte, 27/03), São Paulo (Terra SP, 28/03) e Rio de Janeiro (Sacadura 154, 29/03). Na capital paulista, se apresentam ainda as bandas Zander e Contra o Céu.
Também em março do ano que vem, os norte-americanos do Symphony X voltam ao Brasil em sua turnê celebrando os 30 anos de carreira. A apresentação única no país ocorrerá no Tokio Marine Hall, em São Paulo, dia 20/03.
🫙 TEM, MAS ACABOU 💀
Você queria ver a banda do guitarrista que foi chutado do MetallicA? Queria, porque esgotaram os ingressos para o único show do Megadeth em maio do ano que vem em São Paulo.
⚽ VAI ROLAR LÁ FORA 🌍
Quem também resolveu arrancar um dinheirinho de fã desesperado com uma turnê de despedida é o Journey. A lista de datas é enorme, mas por enquanto, nada fora da América do Norte.
⚽ DO PESCOÇO PRA BAIXO É CANELA 🥾
Pitaco futebolístico de André Pase: se o tal melhor camisa 10 do Brasil não tivesse chutado um pênalti na trave no fim do último clássico a situação seria medonha. Agora que a salvação é possível, bum, parece mais difícil ainda.
Pitaco futebolístico de Thiago Zuma: A derrota para o BragaBull tem se tornado uma tradição corinthiana - anormal foi vencer três seguidas com o futebol pobre do time comandado por Dorivalzim. Seguimos na melancólica espera por um milagre em dezembro.
🎵 CADA ENXADADA, UMA MINHOCA 🐛
Sugestão de André Pase: temos a nova coletânea do Wings, a melhor banda de James McCartney. Muita coisa boa ficou de fora, mas vale pra quem tem preguiça de criar playlist.
Sugestão de Thiago Zuma: Tem disco do Kadavar tentando fazer as pazes com os fãs antigos nesta semana de ano nada convidativa neste ritmo modorrento de fim de ano, com lançamentos do Astronoid, Beastwars, Omnium Gatherum e Waldgeflüster. Além da Rosalía, claro.
⚽ Ficamos por aqui nessa edição da newsletter. Obrigado pela leitura e pela atenção. Enquanto isso, siga-nos no Spotify, Apple Podcasts, Youtube e Instagram. Você pode tirar satisfações quase pessoalmente no Bluesky com o Thiago Zuma e com o André Pase. Não deixem de assinar a newsletter e o programa no seu tocador favorito!🎵





