Newsletter Solada #18: Knotfest subiu no telhado?
Crise com produtora 30e põe dúvidas sobre o festival, que ainda não anunciou nenhuma atração além do Slipknot
🤘🏻 Esta newsletter é escrita e editada por André Pase e Thiago Zuma, divagadores do podcast, com um pouco do que agitou o mundo da música, futebol e derivados ou não nos últimos dias. Assim como no programa, o planejamento visa sempre apresentar um jogo simples e direto, mas a gente é prolixo e às vezes exagera na troca de passes e chuta torto mesmo. 💀
Assine a newsletter e receba as atualizações semanais em seu e-mail.
🎧 PODCAST SOLADA - Episódio #33 🎧
Na falta de um disco de 50 anos para falar, colocamos frente a frente dois clássicos do Marillion que somados celebraram cinco décadas de aniversário este ano. Na briga entre o trintão “Brave” e o recém post-teen “Marbles”, sobrou até para Amado Batista. Duas vezes. Ouça no Spotify, Apple Podcasts e também no YouTube.
🤔 30e VAI CONSEGUIR FAZER O KNOTFEST? 🤡
Essa semana, Ivete Sangalo e Ludmilla cancelaram suas turnês alegando “descumprimento contratual” por parte da promotora 30e. A empresa, também responsável pela organização do Knotfest, informou que a decisão foi unilateral das artistas, culpando “questões de demanda” no caso da cantora baiana.
Enquanto isso, o Knotfest segue confirmado para 19/10 e 20/10 no Allianz Park em São Paulo, apenas com o Slipknot confirmado como headliner dos dois dias, prometendo sets diferentes. Nenhuma outra banda foi confirmada até agora, mas os cancelamentos colocaram um ponto de interrogação gigantesco quanto ao acontecimento do festival, cuja edição de 2023 já havia sido “adiada” depois de o espaço no Vale do Anhangabaú, no centro da capital paulistana, se mostrar inviável para eventos do porte.
Em matéria da Billboard assinada pelo experiente jornalista Sérgio Martins, apurou-se haver um otimismo exagerado pela produtora 30e após o estrondoso sucesso da turnê de reunião dos membros clássicos do Titãs ano passado, assim como a do Soweto. Prometeu-se uma produção de altíssimo nível para as artistas num mercado consumidor em geral incapaz de pagar ingressos com preços suficientes para a conta fechar.
Esse mesmo otimismo se aplica ao Knotfest? Duas datas no Allianz Park não configuram expectativas moderadas, convenhamos. Não nos esqueçamos, o Rock in Rio anunciou Avenged Sevenfold como headliner de um dos seus dias e o Bring me the Horizon também montou um mini-fest, também pela 30e, para o mesmo estádio na zona oeste paulistana para não sairmos do espectro moderno da música pesada.
Ok que exista uma diferença de públicos-alvo, mas shows no mesmo semestre do Iron Maiden e até Dream Theater - tinha rumores do Metallica, mas este ano não vai rolar - também devem afetar a carteira do público da velha guarda olhando desconfiado para um festival que não anuncia sua escalação, ampla o suficiente para atrai-lo e lotar o Anhembi em dia de final de Copa do Mundo em 2022.
Como já vínhamos falando em edições passadas desta newsletter, a crise de headliners é pesada e afetou até o Rock in Rio, que apelou para uma playlist ao vivo de artistas brasileiros para ocupar um dia. O Knotfest não sofre exatamente desse mal, mas precisaria de uma curadoria de altíssimo nível para convencer a galera a encher dois dias de Allianz Park. Não dá para ter otimismo com essa demora. Mas aguardamos cenas dos próximos capítulos.
⌚ MINUTO DE SILÊNCIO ⚰
Nesta última semana, nos despedimos do saxofonista David Sanborn que morreu no dia 12/05, aos 78 anos, que tocou com gente do porte de Stevie Wonder, James Brown, Eric Clapton, David Bowie, Bruce Springsteen e Rolling Stones.
Também foi confirmada a morte do baterista John Barbata, que tocou com The Turtles, Crosby, Stills, Nash & Young e Jefferson Airplane. O músico, a quem é creditada a “popularização” daquele clássico giro de baquetas na mão, faleceu aos 79 anos no dia 08/05.
Em alguns pares de horas, três figuras do jornalismo esportivo encerraram suas transmissões. Para fora do Rio, Apolinho era o jornalista que foi para o posto de técnico e antecipou o mundo de hoje pedindo uma TV na casamata. Sílvio Luiz era uma máquina de bordões, capaz de tornar um jogo morno divertido de ver. A partida de Antero Greco my friend é a mais sentida das três por aqui. Não só sabia ser sério e incisivo nas horas certas, mas também tornava o fim de noite divertido com as lendárias edições do SportsCenter com seu parceiro Paulo Amigão Soares. Um caso raro de jornalista muito bom com uma linguagem e que consegue ir para outro meio, encontrar o seu lugar e ser um profissional melhor. É um caro raro de partida que você não segura as lágrimas, mas o riso ao lembrar de momentos como a dupla pintada com a máscara do Kiss ou a presença de Sílvio Brito confundindo todos. O Douglas Ceconello fez um curto texto sobre esse triste hat-trick que vale a leitura.
⚽ A BOLA PEDINDO “ME CHUTA” 🥰
Na esteira da catástrofe climática que vem devastando o Rio Grande do Sul com as enchentes, o mundo da música pesada nacional tem buscado forma de ajudar o estado. Se o Angraverso anunciou leilões de instrumentos com Felipe Andreoli, Edu Falaschi e Kiko Loureiro, alguns fotógrafos lançaram o projeto “Do Pit para o RS”, com uma rifa cedendo imagens serem impressas aos vencedores.
Na esteira de eventos como o festival “Salve o Sul”, o Jai Club em São Paulo vai promover um mini-fest em 01/06 para arrecadar fundos e doações para o estado com shows das bandas Infamous Glory, Podridão, Beyond the Grave, VØID IT, Desalmado e Obitto.
Enquanto isso, o Summer Breeze Brasil anunciou uma venda extraordinária de blind tickets para 2025 em que, do valor de cada ingresso comprado, serão destinados R$30,00 para projetos de reconstrução do estado.
🤏 FALA MUITO 👄
Supera, homem. Andreas Kisser ainda não digeriu bem ter perdido Eloy Casagrande para o Slipknot quando foi abordado a se manifestar sobre o assunto. A banda gringa, por sua vez, anunciou possuir uma música nova já gravada com o brasileiro, que contou detalhes sobre sua entrada no grupo.
🎩 CARTOLAS EM AÇÃO 🤑
Apesar de ter aumentado um anúncio nos valores de suas assinaturas, a plataforma de streaming Spotify não vai pagar mais para os artistas, que devem perder 150 milhões de dólares na brincadeira.
O Blind Guardian anunciou o seu board game. “From the Other Side” coloca de dois a cinco jogadores em uma disputa para evitar que a ameaça do Dark Dragon volte do outro lado, em um contexto que mistura bem os elementos típicos da banda. Você pode jogar com o Guardião Cego ou com outros quatro personagens que representam os músicos. O jogo de tabuleiro foi desenvolvido por Frederik Ehmke, o baterista do grupo, e Marco Valtriani. As vendas já estão abertas e o produto está previsto para ser entregue em outubro por 54,90€.
👀 OLHO NO LANCE… 📽
Bruce Springsteen vai ganhar um documentário nos canais Disney+ e Hulu em outubro deste ano. “Road Diary: Bruce Springsteen and the E Street Band” vai mostrar a preparação do artista e sua banda para a turnê iniciada em fevereiro do ano passado, que marcou o retorno dos músicos em conjunto aos palcos em seis anos. A saber se vai abordar sua doença que causou vários adiamentos também. Não há previsão de transmissão no Brasil.
⚽ A BOLA ROLA 🏃♂️
Conforme vamos chegando na época dos festivais de verão no hemisfério norte, os discos prometidos vão sendo lançados e diminuem os anúncios de novos trabalhos da galera, pois o pessoal por lá não vai estar em casa prestando atenção. Daí, essa seção fica minguando para nós aqui que temos nada a ver com isso.
Nessa semana, o Apocalyptica soltou o primeiro single de seu futuro álbum, com versões para músicas do Metallica de novo, a ser lançado em 07/06, criativa e apropriadamente chamado “Apocalyptica Plays Metallica, Vol. 2”. Confira como ficou “One”, com participação de James Hetfield e Rob Trujillo:
O Pallbearer, que lançou disco essa semana, celebrou o lançamento do álbum “Mind Burns Alive” com um vídeo para a faixa-título. Em um movimento interessante, até já saiu em CD nacional. Veja, ouça o disco e segure as lágrimas:
⚽ VAI ROLAR NO BRASIL 🎵
Os fãs de prog-metal tiveram uma semana daquelas. Não só o Dream Theater anunciou uma turnê com três datas no país em dezembro celebrando seus quarenta anos e o retorno do baterista Mike Portnoy, como o Tesseract anunciou dois shows em São Paulo para setembro.
Os norte-americanos prometem repertórios de três horas para as apresentações no Rio de Janeiro (Vivo Rio, 13/12), São Paulo (Vibra, 15/12) e Curitiba (Live Curitiba, 16/12). Apesar dos valores espalhafatosos na capital paulista, ingressos de alguns setores já se esgotaram.
A banda inglesa, por sua vez, tocará em São Paulo em duas casas diferentes na zona oeste paulistana: um show normal no Carioca Club, dia 14/09, promovendo o disco mais recente “War of Being” (2023), e uma apresentação mais intimista na Fabrique, no dia 15/09, com set especial que promete executar seu EP de estreia “Concealing Fate” (2010) na íntegra.
Se a grana apertou, no dia 13/07, pelo menos foi confirmado que o Suicidal Tendencies vai se apresentar num festival gratuito em São Paulo. O evento, chamado de “Esquenta Rockfun Fest”, ocorre no Centro Esportivo Tietê, e vai ter a banda clássica norte-americana ao lado de Oitão, Korzus e Inocentes, entre outros. É necessário retirar ingressos antecipadamente. Nenhuma info sobre o tal de “Rockfun Fest” foi anunciada ainda.
No universo das skazeiras, no dia 27/10 rola no Carioca Club o UpFront Festival, com o ícone britânico Bad Manners além dos novatos do Grade 2, também da ex-ilha da rainha e atualmente ex-príncipe da pintura decrépita. O front nacional será representado pelos Inocentes, Skamoondongos, Sapo Banjo e Maga Rude.
⚽ VAI ROLAR LÁ FORA 🎵
Se o Knotfest está na berlinda, o Chile confirmou mais um festival de metal para 10/11, o Cl Rock, a ocorrer no Estádio Santa Laura Universidad SEK, com um elenco bem interessando misturando estilos mais undergrounds, capitaneado pelo Static-X e Pineapple Thief acompanhado de bandas que vão desde Deicide e Incantation até Enslaved e Katatonia. Na expectativa que ao menos alguns nomes façam como o Satyricon e também aportem por essas terras no embalo.
⚽ DO PESCOÇO PRA BAIXO É CANELA 🥾
Pitaco futebolístico de André Pase: Zero interesse pra Grêmio nessa hora. Futebol nessa hora? Será que é o ano do Celtics?
Pitaco futebolístico de Thiago Zuma: Quando a CBF poderia estar discutindo um plano racional para a retomada do Brasileirão, a entidade suspende duas rodadas do campeonato, e apenas dele, resto segue. É muita palhaçada.
🎵 CADA ENXADADA, UMA MINHOCA 🐛
Sugestão de André Pase: O projeto Brutal Brega de João Gordo vai ganhar um segundo disco, mais focado na MPB. O primeiro single é uma divertida versão de Coroné Antonio Bento, clássico de Tim Maia, que funciona muito bem dentro da proposta. Ouça online aqui e fique em dúvida sobre bater cabeça ou dançar.
Sugestão de Thiago Zuma: As pessoas vão falar do disco de estreia do Kerry King, mas essa semana saíram meu tão esperado novo álbum do Pallbearer, além do Gatecreeper, isso para não falar do Ufomammut, Goden (dos caras do histórico Winter, doom cavernoso da Finlândia) e até Shellac, do infelizmente agora saudoso Steve Albini.
⚽ Ficamos por aqui nessa edição da newsletter. Enquanto isso, sigam-nos no Spotify, Apple Podcasts, Youtube e Instagram. Você pode tirar satisfações quase pessoalmente no eX-twitter com o Thiago Zuma e com o André Pase no Instagrão. Não deixem de assinar a newsletter, o programa no seu tocador favorito e até semana que vem!🎵





