Newsletter Solada #10: Crise no Rock in Rio?
Devendo dois headliners, festival adiou início da venda geral de ingressos
🤘🏻 Esta newsletter é escrita e editada por André Pase e Thiago Zuma, divagadores do podcast, com um pouco do que agitou o mundo da música, futebol e derivados ou não nos últimos dias. Assim como no programa, o planejamento visa sempre apresentar um jogo simples e direto, mas a gente é prolixo e às vezes exagera na troca de passes e chuta torto mesmo. 💀
🎧 PODCAST SOLADA - Episódio #26 🎧
Para celebrar os cinquenta anos da estreia do Rush, André Pase e Thiago Zuma esmiuçaram as histórias e as músicas do muitas vezes ignorado primeiro disco autointitulado do trio canadense, então ainda sem contar com certo baterista. Ouça no Spotify, Apple Podcasts e também no YouTube.
💰 CADÊ O ROCK? NEM INGRESSO TEM AINDA! 🤑
Nesta semana, o Rock in Rio adiou para 23/05 a data do início das vendas dos ingressos para a sua edição de 2024. A organização provavelmente percebeu que não conseguirá anunciar os dois headliners que faltam até 11/04, data anteriormente prevista.
Já falamos sobre a “falta de rock” para o festival em 2024 - justo aquela que celebraria quarenta anos da histórica edição inaugural. Mantendo a tendência, essa semana foram confirmados Mariah Carey, Cindy Lauper, Tyla e a DJ Alison Wonderland. Os tiozões podem espernear, mas o buraco é bem mais embaixo.
Depois de arrefecerem os rumores envolvendo AC/DC, Bon Jovi e Stevie Wonder, durante essa semana vazou uma teórica projeção de datas de turnê do Red Hot Chili Peppers incluindo o festival brasileiro no dia 21/04. Seria a quinta vez dos californianos como headliners do Rock in Rio, retornando à cidade menos de um ano depois de seu show no Estádio Nílton Santos em novembro de 2023. Praticamente um hail mary - e ainda faltaria um headliner.
Desde que a Live Nation entrou com os dois pés nos eventos de grande porte mundo afora - a produtora fechou acordo milionário com o estádio do São Paulo na capital paulista para os próximos cinco anos - , a competição pelas bandas capazes de atrair grande público ficou muito mais feroz.
Cachês subiram às alturas e os festivais, outrora maiores pagadores, passaram a disputar artistas com as rentáveis turnês solos em estádios. Para quem precisa arcar com uma estrutura maior e várias outras atrações enquanto o público lida com a limitação de sua capacidade econômica num calendário saturado, isso pesou.
O Lollapalooza, que ocorre em São Paulo neste fim de semana - com transmissão ao vivo pelos canais a cabo da TV Globo e em sua plataforma de stream - sofreu com cancelamentos de última hora sem esgotar seus ingressos. Já o Rock in Rio pena para fechar sua escalação. Ao mesmo tempo, não faltam rumores de mais shows em estádios pelo país, além dos já confirmados.
No mundinho das adjacências metálicas do Solada, vemos o Summer Breeze emendar promoções alarmistas no valor do ingresso para um festival que, se muito comporta, 20 mil pessoas. O Monsters of Rock ocorre ocasionalmente e deu o cano em 2024, sem qualquer previsão de retorno nos próximos anos. O Knotfest ainda não anunciou suas atrações - boatos de que Deftones deve integrar o elenco. Até o Setembro Negro resolveu pensar na vida neste ano.
Além disso, é um fato que conecta com o que falamos na edição passada. Rock in Rio é uma marca globalmente conhecida (vide um festival chamado Rock in Rio Lisboa), criada em um momento que o rock vendia… mas que hoje talvez nem precise de rock para atrair o público.
Para quem se interessa por esse mundo de festivais, dois britânicos que organizam eventos de menor porte no Reino Unido (Damnation Fest, ArcTanGent e 2000 Trees) começaram um podcast falando sobre os problemas que encaram - desde fatores que inflacionam valores de cachês a detalhes de negociação com artistas, incluindo discussão sobre posters com os agentes das bandas. O sotaque inglês é nível scottisheggwhiskhardo, então recomendamos assistir os episódios com legendas automáticas do youtube.
🎩 CARTOLAS EM AÇÃO 🤑
Ainda sobre festivais e afins: depois de mais uma morte em show de grande porte em decorrência da atual crise climática na semana retrasada, o Ministério da Justiça decidiu prorrogar por mais 120 dias uma portaria que obriga as organizadoras a tomar medidas mínimas para proteger o público em eventos de maiores proporções.
📺 CHECANDO NO VAR 🧐
Depois de sair de cena no país ao ter sua reputação ligada a um plano de saúde responsável por uma “atuação questionável” (outros adjetivos vêm sendo discutidos na justiça) durante a pandemia de COVID-19, certa banda brasileira tentava retomar a carreira no estrangeiro com uma aparição num determinado festival gringo com filial paulista. Deu ruim.
⌚ MINUTO DE SILÊNCIO ⚰
Não sabemos se cabe homenagear ou lamentar a existência, mas foi anunciado na semana passada que em janeiro morreu aos 100 anos de idade o sr. Shigeichi Negishi, em cujo curriculum consta a invenção da primeira máquina de karaoke do mundo. Em vez de um minuto de silêncio, melhor se esgoelar desafinado num microfone em sua memória.
😵 TORCEDORES CALMA 🤑
Promessa é dívida, e essa finalmente será paga: o Black Sabbath anunciou para 31/05 o lançamento do boxset contendo os discos lançados originalmente pela gravadora IRS com o vocalista Tony Martin. “Anno Domini 1989-1995” contará com edições remasterizadas de “Headless Cross”(1989), “Tyr”(1990) e “Cross Purposes”(1994) - álbum destrinchado no episódio #22 do podcast - , além de um remix especial de Tony Iommi tentando salvar o fatídico “Forbidden”(1995). Para acompanhar o anúncio, foi disponibilizado nas plataformas de streams um single contendo as faixas “Headless Cross” e “Anno Mundi”. O canal oficial do guitarrista-pai-de-todos no youtube soltou uma versão remasterizada para o clipe da faixa-título do trabalho de 1989 (a Sharon não deve ter deixado misturar com o oficial do Sabbath):
O mais divertido é que os detalhes da caixa vazaram pela gloriosa iMusic. Não é só o Solada, os compradores de vinil do Brasil e os fiscais da Receita que prestam atenção nos dinamarqueses.
👀 OLHO NO LANCE… 📽
Vai ganhar remake “O Corvo”, clássico filme dos anos 90 - para os jovens, a película ficou marcada tanto pela morte do seu protagonista Brandon Lee, filho do lendário Bruce Lee, quanto por uma trilha sonora para gótico nenhum botar defeito. Para a nova versão, com Bill Skarsgård no papel principal e que já ganhou trailer, Ozzy Osbourne e Post Malone devem figurar na soundtrack. O diretor da versão original não curtiu a ideia.
🚑 BOLETIM DO DEPARTAMENTO MÉDICO 🏥
Enfrentando problemas com sua voz em apresentações recentes, o cantor do Mr. Big Eric Martin anunciou que a banda contará com a ajuda de um outro vocalistas nos próximos shows. O escolhido foi Michele Luppi, já habituado a fazer a mesma coisa enquanto toca teclados no Whitesnake, além de já ter cantado numa banda-tributo aos responsáveis por “To Be With You”.
🎓 PLANTÂO DO STJD ⚖
Você acha que perdeu dinheiro na pandemia? Bom, o Metallica acabou ter uma ação negada na justiça contra uma empresa de seguros sobre solicitando o ressarcimento de 3 milhões de dólares por não ter feito a turnê latino-americana graças à epidemia de Covid-19.
⚽ A BOLA ROLA 🏃♂️
Finalmente, para a alegria melancólica de Thiago Zuma, o Pallbearer anunciou seu novo disco, “Mind Burns Alive”, com lançamento previsto para 17/05. Além do anúncio de uma turnê ao lado de bandas como Inter Arma e The Keening - que fez certa pessoa quase pedir um empréstimo no banco -, foi disponibilizado o vídeo para o primeiro single, a bela e introspectiva “Where the Lights Fade”:
Como está um pouco difícil saber qual o estágio mental de Robert Fripp nesses últimos tempos, Adrian Belew e Tony Levin resolveram ganhar uns trocados tocando as músicas da fase oitentista do King Crimson. O projeto se chama Beat. Para o lugar do aposentado baterista Bill Brufford, foi escalado Danny Carey, do Tool. Já substituindo o hoje influencer de covers bizarros ao lado da esposa, ninguém menos do que Steve Vai.
O Pearl Jam lançou nesta sexta-feira, “Running”, o segundo single do álbum “Dark Matter”. O disco, com lançamento agendado para 19/04, terá audições prévias em cinemas pelo mundo, incluindo Brasil, no dia 16/04.
Talvez quem sabe muito provavelmente David Gilmour lance um novo álbum num futuro próximo. Sua esposa, Polly Samson, vem postando fotos do lendário guitarrista do Pink Floyd no estúdio que, recentemente, incluíram uma orquestra e um coral. Ou seja, algo vai sair, não sabemos quando, mas um dia chega.
Durante essa semana, o Necrot colocou online “Drill the Skull”, a segunda faixa de seu terceiro álbum, “Lifeless Birth”, que sai em 12/04. A julgar pelas músicas lançadas até agora, vai ser clássico. Confira o teor existencialista da nova canção com o seu lyric video:
⚽ A BOLA PEDINDO “ME CHUTA” 🤑
Se você vai ficar de fora do show único do Megadeth no Brasil em São Paulo em 18/04 (ainda com ingressos à venda), pintou a chance de conferir por livestream duas das três apresentações que Dave Mustaine promete serem especiais na Argentina, mas não devem contar mesmo com Marty Friedman. O valor é de quase 75 reais por cada data e ficam disponíveis por até sete dias depois do evento.
⚽ VAI ROLAR NO BRASIL 🎵
Finalmente o Clutch retornará ao Brasil em 18 de julho para show único em São Paulo. A banda americana, uma das melhores de rock’n’roll da atualidade, se apresentará no Carioca Club e ingressos já estão à venda.
Outra banda que anunciou sua volta ao país é o Lucifer. Depois de celebradas apresentações em 2022, a banda, dilvugando seu mais recente álbum Lucifer V, lançado este ano, anunciou uma turnê sul-americana com três datas no Brasil: dia 05/10 no Rio de Janeiro (Agyto), 06/10 em São Paulo (Fabrique) e 08/10 em Belo Horizonte (Caverna Rock Pub). Ingressos já à venda.
Já que show inédito no Brasil parece um esporte proibido, quem também vem se apresentar de novo no país é o Satyricon. A clássica banda norueguesa faz show apenas em São Paulo em 13/11 no Carioca Club.
O Offspring publicou no Instagram da banda apenas uma imagem da bandeira do Brasil com o logo da banda no meio, sem datas ou mais detalhes.
⚽ VAI ROLAR LÁ FORA 🎵
Seguindo no clima de explorar as efemérides, o Stone Temple Pilots e o Live anunciaram turnê conjunta pelos Estados Unidos para promover os trinta anos dos discos Purple e Throwing Copper. A abertura ficará por conta do Soul Asylum e Our Lady Peace.
Já as brasileiras da Crypta seguem sua trajetória ascendente e vão fazer parte de uma turnê pelos Estados Unidos ao lado do lendário Carcass. O giro, que celebra os trinta anos da banda de metalcore Hatebreed, também vai contar o Harms Way.
⚽ DO PESCOÇO PRA BAIXO É CANELA 🥾
Pitaco futebolístico de André Pase: a gambiarra no Gauchão 2024 colocou para uma segunda, no horário da Tela Quente, o jogo de volta da semifinal entre o co-irmão e o Juventude. É uma daquelas partidas que os torcedores deveriam ganhar pelo menos um adesivo de presente por ajudarem seu time nos momentos mais improváveis.
Pitaco futebolístico de Thiago Zuma: Em férias, assistindo a torcida do Corinthians se digladiar online quanto ao aluguel da Neo Química Arena para o Santos jogar a semifinal do Campeonato Paulista.
🎵 CADA ENXADADA, UMA MINHOCA 🐛
Sugestão de André Pase: X-Men 97, recomeço da famosa animação dos mutantes. É puro suco da nostalgia de ontem, ideal para apelar no saudosismo de quem usa as redes sociais. Apesar disso, os dois episódios iniciais mostram bem o quanto a ideia dos heróis é uma boa metáfora para quem precisa esconder quem é.
Sugestão de Thiago Zuma: Para quem não vai tentar descobrir “que raio de artista é esse?” entre as velharias noventistas do Lollapalooza na TV, você pode passar o fim de semana apreciando com alguma paciência os discos lançados pelo Civerous, Hamferð, Mastiff ou Zombi, cada um com sua dose lenta de fúria, melancolia ou piscodelia.
⚽ Ficamos por aqui nessa edição da newsletter. Enquanto isso, sigam-nos no Spotify, Apple Podcasts, Youtube e Instagram. Você pode tirar satisfações quase pessoalmente no eX-twitter com o André Pase e o Thiago Zuma. Não deixem de assinar a newsletter, o programa no seu tocador favorito e até semana que vem!🎵